Venda de carros volta a acelerar em Goiás

O número de emplacamentos veículos novos representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado - Foto: Wesley Costa

Postado em: 17-10-2019 às 06h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Venda de carros volta a acelerar em Goiás
O número de emplacamentos veículos novos representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado - Foto: Wesley Costa

Igor Caldas

O mercado de automóveis novos em Goiás voltou a esquentar os motores no último trimestre deste ano. Segundo dados do Departamento de Trânsito de Goiás, foram 33.782 novos emplacamentos nos meses de julho, agosto e setembro. O número de veículos novos representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O terceiro trimestre entrou com o pé no acelerador e teve o mês de agosto como campeão de emplacamentos em Goiás, 11.889 carros novos emplacados.

O Estado acompanhou o crescimento da produção das montadoras em âmbito nacional. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o terceiro trimestre deste ano também saiu na frente na fabricação de veículos. Foram produzidos 721.447 automóveis. De acordo com o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, a última previsão feita pela Associação revela crescimento do mercado de automóveis em 9% até o fim deste ano.

Continua após a publicidade

Heber Silva é gerente de uma das lojas de uma rede de concessionárias em Goiânia, ele afirma que percebeu o aumento na média de venda de veículos nos últimos quatro meses. “A média normal de saída de carros por mês fica em cerca de 210 vendas. Nos últimos quatro meses, a média aumentou para 260”. O primeiro mês deste trimestre também bateu recorde. “O mês com maior número de vendas foi agosto. Vendemos 310 carros”, ele ainda diz que no fechamento do mês de melhor faturamento, a loja chegou a fazer 36 vendas em apenas um dia.

Atrás da mesa onde o gerente trabalha, há um quadro com o ranking de vendas feitas pelos colaboradores da empresa. A quantidade de carros vendidos por cada um é representada por um adesivo com o desenho de um veículo posicionado na escala numérica correspondente ao número de vendas. O aumento do faturamento surpreendeu Heber que admitiu que teve que dar um jeito de aumentar o número de adesivos disponíveis na loja para posicionar no painel. “A gente teve que comprar mais adesivos de carrinhos ou pegar emprestado com outra loja”.

O gerente comercial da concessionária acredita que o aquecimento do mercado se deve a dois fatores distintos. O primeiro tem a ver com a pluralidade de lançamentos simultâneos de modelos novos da mesma marca de veículos. “Há alguns anos, as marcas apostavam em um carro chefe para alavancar suas vendas. Hoje, elas diversificaram. Só a marca que eu trabalho lançou 10 modelos diferentes ao mesmo tempo”, ele ainda afirma que tem expectativa de que as vendas continuem a aumentar.

 

Veja Também