Quinta-feira, 28 de março de 2024

Tejota diz que competitividade do Estado será recuperada com transformação no modelo de gestão

O vice-governador acompanhou, em São Paulo, a apresentação dos dados relativos a 2018. O ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) - Foto: Divulgação

Postado em: 18-10-2019 às 17h15
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Tejota diz que competitividade do Estado será recuperada com transformação no modelo de gestão
O vice-governador acompanhou, em São Paulo, a apresentação dos dados relativos a 2018. O ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) - Foto: Divulgação

Da Redação

Nos últimos três anos, Goiás amargou quedas significativas no Ranking de Competitividade dos Estados, puxadas por desempenhos pífios em áreas como inovação, infraestrutura e solidez fiscal, três dos 10 pilares temáticos considerados fundamentais na construção do levantamento, que, no total, leva em conta mais de 60 critérios. Analisando o quadro geral, Goiás está em 13º lugar, três posições abaixo do relatório de 2017, demonstrando que no ano passado, os resultados negativos se intensificaram. 

Nesta sexta-feira (18), o vice-governador Lincoln Tejota acompanhou, em São Paulo, a apresentação dos dados relativos a 2018. O ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Tejota considera que a queda é a constatação da situação encontrada no Estado pela atual gestão, mas acredita na plena recuperação do potencial competitivo goiano. “Tenho convicção de que, com base nas medidas que estamos tomando, com foco na gestão eficiente e nas necessidades da população, voltaremos a ocupar lugar de mais destaque nesse ranking. Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, temos garra para trabalhar por um Goiás de resultados”, salientou.

Continua após a publicidade

Além de possuir atividades econômicas que se destacam nacional e internacionalmente, como a agropecuária e a mineração, o vice-governador ressaltou as medidas administrativas que estão sendo tomadas pelo governador Ronaldo Caiado para colocar novamente Goiás no mapa do desenvolvimento, objetivo central da gestão. Essas deliberações já têm surtido efeito, como o aumento do número de empregos. Somente em setembro deste ano, foram registrados mais de 4.700 novos postos de trabalho, melhor resultado obtido desde 2013.

Goiás de Resultados

Outra ferramenta que contribuirá para a expansão do potencial goiano é o programa Goiás de Resultados, apresentado no evento a representantes de todo o País. “O Goiás de Resultados prevê a formação e o treinamento de líderes de resultados. Por meio deles, a ação governamental é sinérgica e integrada, com resultados únicos e que geram impacto para todas as áreas da administração pública. Eficiência, economicidade e entrega de resultados para a população são o foco do programa. Ao transformar e implantar esse modelo de gerenciamento, estabelecemos que as políticas públicas devem ultrapassar a nossa gestão e que o bem-estar do cidadão é o nosso produto final”, declarou.

A análise do CLP ainda destacou fatores importantes que colocam Goiás em evidência, como a força de trabalho que cresce acima da média do país, os investimentos programados para a indústria e as melhorias na logística de escoamento da produção agropecuária.

Durante o discurso, Lincoln Tejota destacou que é importante compreender que o ranking não gera uma competição entre os estados, mas um estímulo ao melhor desempenho.  “Iniciativas como esta são importantes e devem ser valorizadas porque promovem melhorias para o cidadão. A ideia é proporcionar um cenário favorável ao desenvolvimento econômico do País no mercado externo e, ao mesmo tempo, aprimorar a prestação de serviços e a gestão dos recursos públicos, oferecendo mais qualidade e eficiência à população. Somos todos Brasil! Somos todos Goiás”, finalizou.

 

Veja Também