Indústria de Goiás cresce 3,3% em onze meses e registra 2º maior crescimento no País

Com esse percentual, Goiás aparece como o segundo estado que mais cresceu nesse período, só perdendo para o Paraná (5,4%)| Foto: Divulgação

Postado em: 15-01-2020 às 08h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Indústria de Goiás cresce 3,3% em onze meses e registra 2º maior crescimento no País
Com esse percentual, Goiás aparece como o segundo estado que mais cresceu nesse período, só perdendo para o Paraná (5,4%)| Foto: Divulgação

Da Redação

A produção industrial de Goiás cresceu 3,3% no período de janeiro a novembro de 2019. Com esse percentual, Goiás aparece como o segundo estado que mais cresceu nesse período, só perdendo para o Paraná (5,4%). Os indicadores conjunturais da indústria foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, quando é feita a comparação de novembro de 2019 com novembro de 2018, o crescimento ainda é mais expressivo, com 10,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. 

Continua após a publicidade

Segundo o IBGE, a produção industrial registrou recuo em 11 dos 15 locais pesquisados no período de outubro para novembro. São Paulo apresentou  redução foi de -2,6%, Paraná (-8,0%), Espírito Santo (-4,9%), Santa Catarina (-0,5%), Rio Grande do Sul (-1,5%), Minas Gerais (-3,4%), Bahia (-3,5%). Goiás também teve recuo de -2,1%. 

De acordo com o IBGE, a produção das indústrias de transformação cresceu 12,7% em Goiás, o maio avanço do País, e sete das nove atividades industriais pesquisadas tiveram avanço em Goiás. As principais variações positivas foram observadas na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (79,3%), quinto aumento consecutivo e agora registrando acumulado no ano de 14,9%. 

No caminho certo

Wilder Morais, secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) avalia os números e diz que os resultados são fruto da confiança que os empresários têm no governo de Ronaldo Caiado, que cria mecanismos para fortalecer a indústria, além de atrair novos investimentos para o Estado. 

“Os números mostram que estamos no caminho certo. E o ano de 2019 foi de muitas dificuldades, mas mesmo assim a economia de Goiás registrou crescimento. A indústria mostra que nossos empresários estão investindo e assegurando a geração de emprego e renda”, diz Wilder Morais. 

Veja Também