Quinta-feira, 13 de agosto de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Economia

Mineração e agricultura sustentável serão temas de congresso virtual

Postado em: 13-07-2020 às 17h30
O evento ‘e-mineração’ acontece nos dias 15 e 16, com lives, palestras e apresentação de produtos e serviços – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

A contribuição da mineração para sustentabilidade da agricultura será discutido em congresso on-line, que acontece nos dias 15 e 16, das 9h às 18h. Entre os temas será debatido a utilização dos remineralizadores de solo, também conhecidos como bioinsumos. 

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O congresso propõe uma rodada de negócios entre mineradoras e fornecedores de produtos e serviços.

O debate será mediado por Alysson Paolinelli, que é ex-ministro de Agricultura e atualmente preside a Associação Brasileira de Milho (Abramilho), com participação da pesquisadora da CPRM, Magda Bergmann, do pesquisador Eder Martins, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do executivo e CEO do Grupo Actualpar, Daniel Alves Antunes – como representante da empresa que registrou o primeiro remineralizador e condicionador de solo do Brasil, o fino de micaxisto (FMX).

O evento batizado de ‘e-mineração’ terá palestras técnicas, lives, pitch de negócios para startups e um portal de negócios com informações sobre empresas, produtos e serviços, entre outras atividades, todas pela internet. 

Para acompanhar as lives, as palestras e as apresentações de startups será necessário realizar a inscrição gratuita, antecipadamente. A programação completa já está disponível no site da organização .

Marco legal da remineralização

O CEO do Grupo Actualpar, Daniel Alves Antunes, representante da empresa que registrou o primeiro remineralizador e condicionador de solo do Brasil, o fino de micaxisto (FMX), entende que a discussão do marco legal dos remineralizadores de solos é muito importante. “Temos observado empresas que estão comercializando pó de brita, brita peneirada e pó de rocha peneirado sem garantias mínimas nutricionais, se passando por remineralizadores”, diz.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Éder Martins, os remineralizadores alteram os índices de fertilidade e melhoram as características químicas, físicas e biológicas dos solos agrícolas. “Uma característica única dos REM é a formação de minerais no solo que aumentam a capacidade do solo de reter nutrientes e água”, afirma. (Com informações da assessoria de imprensa)

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar