17 de outubro de 2017 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Esporte
Campeonato
08/08/2017 | 19h15
Seduce lança 15ª edição dos Jogos Abertos de Goiás
Competições serão realizadas de 1º de setembro a 17 de dezembro, em 20 municípios goianos

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás lançou nesta terça-feira (8) a 15ª edição dos Jogos Abertos, os quais serão realizados de 1º de setembro a 17 de dezembro, em 20 municípios goianos (Alvorada, Simolândia, Planaltina, Luziânia, Morrinhos, Aragarças, Mozarlândia, Quirinópolis, São Simão, Itaberaí, Piracanjuba, Porangatu, Goianésia, Posse, Pires do Rio, Jataí, São Miguel do Araguaia, Itapaci, Palmeiras de Goiás e Itumbiara).

Itumbiara sediará a final dos Jogos Abertos, que acontece nos dias 14 a 17 de dezembro. A seleção das cidades que receberão as etapas dos jogos foi feita de acordo com a distribuição geográfica e a proximidade entre os municípios. As inscrições para a competição serão abertas no dia 10 de agosto e poderão ser feitas pelo site (http://jogosabertos.seduce.go.gov.br/acesso).

Diferentemente dos Jogos Escolares (educação básica), que encerra esta semana em Anápolis, e dos Jogos Universitários, que serão realizados em outubro, os Jogos Abertos são destinados a toda a população. A competição, em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

Para a secretária Raquel Teixeira, incentivar o esporte é investir no desenvolvimento humano. Ela também frisou que é necessário que o Brasil profissionalize todas as práticas esportivas. “O futebol no mundo representa 1,2% do PIB mundial. Desse valor, 0,2% que cabe ao Brasil. Se a gente lembrar que nós somos o País que mais exporta jogador de futebol, isso significa que não estamos sabendo nem profissionalizar o nosso futebol. 14% dos jogadores no mundo são brasileiros. Então, os jogos realizados em Goiás têm também o objetivo de chamar a atenção para a profissionalização do esporte, criando condições para que nossos atletas se revelem ao mundo”, ressaltou.

O evento contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de esporte e lazer, além de representantes das Federações Esportivas que participarão dos campeonatos.

Os jogos

De livre participação, ou seja, aberta para todas as faixas etárias, a competição será disputada em 12 modalidades esportivas dividias em coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez). Os jogos serão realizados em três fases: a microrregional, que é fase classificatória; a regional, disputada entre as equipes classificadas nas microrregiões, e a estadual.

A retomada dos Jogos Abertos de Goiás faz parte do esforço de investimento no Esporte, que o Governo de Goiás tem feito desde 1999. Agora, em 2017, além de uma excelente infraestrutura, é apresentado ao País o legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas.  

Tópicos:  Jogos Abertos,   campeonato,   Seduce

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)