Atlético perde para o misto do Cruzeiro

Derrota por 2 a 1, no Estádio Olímpico, mantém rubro-negro na lanterna da Série A do Brasileiro

Postado em: 25-09-2017 às 06h00
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético perde para o misto do Cruzeiro
Derrota por 2 a 1, no Estádio Olímpico, mantém rubro-negro na lanterna da Série A do Brasileiro

Edivaldo Barbosa

Diante de um público pagante de 5.237 torcedores, o Atlético perdeu para o time misto do Cruzeiro por 2 a 1, ontem à tarde, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira preservou alguns titulares em função da decisão da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Mineirão, diante do Flamengo. Com mais esse revés, o 15º na competição em 25 jogos disputados, o rubro-negro segue na lanterna da Série A e cada vez mais distante de evitar o rebaixamento à Série B.

Continua após a publicidade

O Atlético não fez um bom primeiro tempo. Já o Cruzeiro aproveitou a boa referência de alguns reservas de luxo, como Arrascaeta e Rafael Sobis – autores dos gols cruzeirenses – e saiu na frente na etapa inicial. No segundo tempo, os goianos reagiram. Luiz Fernando diminuiu logo no reinício da partida, mas a equipe não conseguiu concretizar a reação.

O Atlético volta a jogar pela Série A no próximo domingo, quando irá enfrentar o Avaí em Florianópolis-SC. Já o Cruzeiro, que com a vitória chegou a 40 pontos e assumiu a quinta colocação, receberá o Corinthians no domingo. Os goianos estão na lanterna com apenas 22 pontos.

O JOGO

Apesar do Atlético não esconder sua motivação em pressionar o adversário logo no início da partida, foi o Cruzeiro quem chegou primeiro. Logo a 1 minuto, Bryan se livrou da marcação e arriscou de fora da área. A bola explodiu no travessão do goleiro atleticano. Apesar de estar jogando com o time B, era o recado que o Cruzeiro queria jogo. E como queria.

Arrascaeta, um dos reservas de luxo dos mineiros, dava trabalho à defesa atleticana. O uruguaio movimenta-se bem e buscava, a todo instante, o gol defendido por Marcos. Não demorou muito e o futebol do jogador brilhou. Aos 4, Rafinha recebe lançamento e cruza rasteiro na área. A bola passa por Rafael Marques e encontra Rafael Sobis, que chuta em cima da zaga. No rebote, Arrascaeta chuta de primeira e abre o placar no Estádio Olímpico – Cruzeiro 1 a 0. Foi o primeiro gol dele nesta Série A e o de 900 do Brasileirão.

O gol desestabilizou ainda mais o rubro-negro, que procurava, em vão, povoar o meio-campo, valorizar a marcação e encontrar espaços na bem postada defesa cruzeirense. Apesar do esforço em superar o vibrante futebol do visitante, o Atlético por pouco não sofre o segundo gol. Aos 10, Arrascaeta cruza na área e Rafael Marque cabeceia rente à trave. Os mineiros erram donos da situação frente a um adversário que, mesmo recebendo o apoio da torcida, não conseguia jogar.

Após ser envolvida nos primeiros minutos da partida, a equipe e do técnico João Paulo Sanches, enfim, conseguiu equilibrar a situação com 20 minutos de jogo. O Cruzeiro, até então senhor da razão em campo, recuou e passou a valorizar a marcação. Sem força ofensiva, o rubro-negro até que chegava próximo à área do gol de Rafael. Os visitantes, porém, ampliaram o placar. Nonoca, aos 21, fez assistência para Rafael Sobis. Frente a frente com Marcos, o atacante chutou de pico – Cruzeiro 2 a 0.

Desencontrado e sem criação, os atleticanos praticamente assistiam o rival voltar a dominar a partida. Mesmo após a parada técnica para hidratação dos jogadores, o time não conseguia se encontrar. Quando chegava à grande área adversária, pegava nas finalizações e nas trocas de passes. Uma das piores partidas do Dragão neste returno do Brasileiro! Aos 38, Sanches sacou Igor, lesionado, e colocou Jorginho em campo. O time deixou o gramado para o intervalo sob vaias da torcida.

Ao contrário do primeiro tempo, o rubro-negro retornou para a etapa final com mais avidez, bem diferente dos 45 minutos iniciais. A bronca do comandante João Paulo Sanches parece que surtiu efeito – e de imediato. Aos 2 minutos, o lateral Jonathan deu passe para Jorginho dentro da área. O meia cruzou rasteiro para Luiz Fernando completar para o gol, que dava esperança aos goianos de empatar a partida.

O gol reacendeu a esperança do rubro-negro de buscar o empate. Os cruzeirenses, contudo, quase ampliam. Aos 11, Arrascaeta chuta e obriga Marcos a fazer grande defesa. Luiz Fernando, aos 14, tocou para Paulinho chutar forte e assustar o goleiro do Cruzeiro. Três minutos depois, Paulinho chutou a trave do gol defendido por Rafael. O rubro-negro se impôs ainda mais na ânsia do empate. Apesar do esforço, porém, não conseguiu evitar mais um revés em casa.

Ficha técnica

Jogo: Atlético-GO 1 x 2 Cruzeiro. Local: Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC). Assistentes: Helton Nunes (SC) e Thiago Americano Labes (SC). Atlético: Marcos; Jonathan (André Castro), William Alves, Gilvan e Bruno Pacheco; Ronaldo, Paulinho, Igor (Jorginho) e Andrigo (Niltinho); Luiz Fernando e Alison. Técnico: João Paulo Sanches. Cruzeiro: Rafael; Lennon (Ezequiel), Digão, Arthur e Bryan; Nonoca, Lucas Romero (Hudson), Arrascaeta e Rafael Marques; Rafinha e Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes. Gols: Arrascaeta, aos 4, e Rafael Sobis, aos 21 do primeiro tempo; Luiz Fernando, aos 2 minutos do segundo tempo. Renda: R$ 109.630,00. Público pagante: 5.237

Veja Também