Quinta-feira, 28 de março de 2024

Momento para aproveitar a oportunidade

Já classificada para o Mundial da Rússia, seleção brasileira enfrenta e Bolívia e técnico Tite irá observar jogadores

Postado em: 05-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Momento para aproveitar a oportunidade
Já classificada para o Mundial da Rússia, seleção brasileira enfrenta e Bolívia e técnico Tite irá observar jogadores

Como a seleção brasileira já garantiu vaga na Copa do Mundo, o técnico Tite já possui a maior parte da lista dos jogadores que vai à Rússia em 2018. Os dois jogos restantes pelas Eliminatórias Sul-Americanas – contra Bolívia (fora de casa) e Chile (em casa) –, segundo ele, serão mais uma oportunidade para quem briga por um dos passaportes ao Mundial. 

O pensamento do comandante da seleção é consolidar de vez os nomes que vão disputar o Mundial. “Não faço teste com atletas de alto nível. As oportunidades aparecem por momento técnico ou por lesão. Eles precisam competir entre eles, mais têm que ser leais. Joguem muito e cabe a mim e a comissão decidir. É uma grande oportunidade”, disse Tite durante entrevista coletiva.

Continua após a publicidade

Com 37 pontos e sem qualquer risco de ser ultrapassado pelos rivais nas duas últimas rodadas das Eliminatórias, o Brasil entra em campo nesta quinta-feira, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em Laz Paz, pela penúltima rodada. Na próxima terça-feira (10), a seleção se despede da competição jogando na Allianz Parque (estádio do Palmeiras), contra o Chile. 

Às vésperas do jogo contra os bolivianos, os profissionais de imprensa tiveram acesso somente aos primeiros minutos do treino da seleção na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Na tarde de ontem, a delegação embarcou, por volta das 15h30 (de Brasília), em voo fretado para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A ideia é somente chegar ao local da partida com, no máximo, três horas de antecedência visando minimizar os efeitos da altitude. La Paz está a cerca de 3.600 metros acima do nível do mar. 

Para evitar as consequências da altitude, a seleção decidiu não fazer o treino de reconhecimento do gramado do Estádio Hernando Siles. Na bagagem, a comissão médica providenciou 11 cilindros de oxigênio. Conforme o cronograma, ideia é que os titulares os utilizem por pelo menos cinco minutos no intervalo da partida. Os jogadores também terão reforço de carboidratos na alimentação.

Tite não faz mistério na escalação, apesar de ter fechado parte da atividade. O zagueiro Thiago Silva será titular no lugar de Marquinhos. A entrada do defensor do Paris Saint-Germain, conforme o treinador, é por opção tática. Outra novidade é a presença de Alex  Sandro na lateral-esquerda, em função da ausência dos lesionados Marcelo e Filipe Luiz. 

A oito meses para a Copa do Mundo, o Brasil, além dos dois jogos pelas Eliminatórias, fará de três a quatro amistosos para se preparar. “Tira meu sono pensar em Copa e não pensar no agora. Minha vida inteira foi pautada em pensar no próximo passo. Fazer o treinamento de bola parada me fascina. Como é bom ver esse nível de concentração em atletas de alto nível”, revelou Tite.

Bolívia

Sem chance de ir ao Mundial, a Bolívia quer uma despedida honrosa das Eliminatórias. Por isso, sonha com a vitória nesta 17ª rodada diante da seleção brasileira. O técnico Ángel Guillermo Hoyos não tem desfalque para enfrentar o Brasil. Contudo, tem dúvida entre Peñaloza e Morales no meio-campo para a partida desta tarde.

Bola rosa

Como parte da campanha de conscientização pela luta contra o câncer de mama, comemora neste mês (Outubro Rosa), a Confederação Brasileira de Futebol  (CBF) vai aproveitar para colocar em campo no jogo do Brasil contra o Chile, na próxima terça-feira, pelas Eliminatórias, uma bola rosa. O modelo já está pronto, mas ainda será lançado pela entidade.  

Ficha Técnica

Jogo: Brasil x Bolívia

Local: Estádio Hernando Siles, às 17h (de Brasília), em Laz Paz. Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina). Assistentes: Diego Bonfá e Gabriel Chade (ambos da Argentina). 

Bolívia: Lampe; Bejaranom, Raldes, Gutierrez, Valverde e Justiniano; Machado, Peñaloza (Morales) e Arce; Fierro e Marcelo Moreno. 

Técnico: Ángel Guillermo Hoyos. 

Brasil: Alisson, Dani Alves, Miranda, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto e Philippe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus. 

Técnico: Tite.  

Edivaldo Barbosa. (Foto: Reprodução)

Veja Também