Brasil supera altitude, mas se esbarra em Lambe

Seleção brasileira empata por 0 a 0 com a Bolívia graças à boa atuação do goleiro

Postado em: 06-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil supera altitude, mas se esbarra em Lambe
Seleção brasileira empata por 0 a 0 com a Bolívia graças à boa atuação do goleiro

*Edivaldo Barbosa

O Brasil temia a altitude, mas encontrou mesmo dificuldade em superar o goleiro Carlos Lambe e apenas empatou sem gols com a Bolívia, ontem à tarde, no Estádio Hernando Siles, pela 17ª rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia. O resultado de 0 a 0 manteve a invencibilidade de 20 anos que a seleção brasileira não derrota os bolivianos em La Paz, capital do país. 

Continua após a publicidade

Lambe, goleiro do Huachipato (Bolívia), foi uma barreira intransponível para os comandados do técnico Tite. Evitou gols com as mãos, pés e até com o rosto, sendo o destaque da partida. A Bolívia, apesar da inspiração de Lambe, apenas cumpriu tabela ontem, já que a equipe não somou pontuação suficiente para brigar por vaga ao Mundial da Rússia – ocupa a penúltima colocação, com apenas 14 pontos.

Já o Brasil, com o empate de ontem, agora soma 38 pontos e não tem mais como ser ultrapassado pelos rivais sul-americanos na última rodada das Eliminatórias, que será disputada na próxima terça-feira. Na Allianz Parque (estádio do Palmeiras), em São Paulo, a seleção irá enfrentar o Chile no próximo dia 10. Depois, fará três ou quatro amistosos antes da convocação para a Copa do Mundo.

O jogo

Por causa das consequências da altitude, a seleção brasileira optou por não tomar a iniciativa da partida nos primeiros minutos. Valorizando a marcação e a posse de bola, o Brasil tentava encontrar espaço na defesa da Bolívia. O jogo, com isso, foi morno até o 15º minuto, quando as equipes decidiram ir com mais intensidade ao ataque, principalmente os donos da casa.

Através de jogadas pelos flancos, com mais frequência pela direita, a Bolívia chegou com perigo aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio de Juan Arce, a bola sobrou na área para Machado, que chutou de primeira. Para sorte do goleiro Alisson, a bola passou rente a trave. Em seguida, aos 19, Juan Arce passou por dois marcadores brasileiros e cruzou rasteiro. Fierro fez o corta-luz e Daniel Alves, atento, conseguiu evitar que a bola chegasse até Marcelo Moreno.

Até então priorizando a marcação, o Brasil saiu mais para o jogo. Aos 21, Philippe Coutinho foi lançado na direita e chutou cruzado para fora. Dois minutos depois, Neymar, até então pouco participativo no jogo, recebeu a bola a chutou rasteiro de fora da área. O goleiro Lampe fez boa defesa ao espalmar para escanteio. Na cobrança de Philippe Coutinho, Miranda caiu na área após disputa com marcadores e pediu pênalti, ignorado pela arbitragem.

O zagueiro Thiago Silva sentiu uma contusão muscular na coxa direita. Mesmo assim, tentou seguir no jogo. Como não suportou, caiu no gramado e foi substituído por Marquinhos, seu companheiro de zaga no Paris Saint-Germain. O goleiro Lampe começou a mostrar serviço de forma efetiva a partir do 30º minuto, quando Gabriel Jesus disputou a bola com a zaga, Neymar pegou o rebote e ficou frente a frente com o camisa 1. Atento, Lampe evitou o gol brasileiro.

Com maior posse de bola, a seleção já dominava o adversário. Neymar, mesmo visado pelos adversários, conseguia criar jogadas e até o­brigar Lambe e fazer boas intervenções. Aos 38, Paulinho fez passe preciso para Gabriel Jesus. O ex-palmeirense, livre dentro da área, chutou e a bola bateu no rosto do goleiro, para sorte dos bolivianos.  Neymar, aos 42, foi o responsável pela melhor jogada do primeiro tempo. Após receber lançamento preciso de Paulinho, o camisa 10 se livrou do goleiro e acabou se atrapalhando na conclusão. Mesmo com a posse de bola, passou novamente por Lambe e chutou – Valverde salvou quase em cima da linha.

Mesmo com a seleção dona da situação e se adaptando à altitude, o Brasil quase foi surpreendido no último minuto da partida. Aos 46, Marcelo Moreno fez assistência para Diego Bejarano na entrada da área. O lateral chutou forte e a bola explodiu no travessão. No rebote, Fierro cabeceia e Alisson fez a defesa, evitando o gol dos bolivianos. Nem deu tempo para a seleção se recompor e o árbitro encerrou o primeiro tempo. 

No retorno para a etapa final, a seleção manteve o mesmo ritmo de atacar o adversário. Com um minuto de jogo, Neymar cobrou falta na área e Paulinho tocou de primeira. Lampe voltou a brilhar e evitou o gol ao desviar a bola, que ainda tocou na trave. O camisa 1 boliviano voltou a trabalhar aos 14 minutos, quando a bola foi levantada da na área e Neymar chutou cruzado. A bola explodiu no rosto de Lambe e foi para fora. O jogo ficou paralisado para atendimento do goleiro.

Soberbo em campo, o Brasil chegava sempre com perigo pelos lados do campo. Neymar, pela esquerda, superou a marcação de Valverde e bateu rasteiro, obrigando o goleiro a fazer a defesa. Em seguida, a Bolívia respondeu. Marcelo Moreno tocou para Arce pegar de voleio para fora. Aos 37, novamente brilhou a atuação do Lampe, do Huachipato. Neymar cruzou a bola na área e Gabriel Jesus cabeceou forte, mas lá estava o goleiro evitar mais uma vez o gol, salvando os bolivianos.  

Ficha Técnica

Jogo: Brasil 0 x 0 Bolívia. 

Local: Estádio Hernando Siles, em Laz Paz. Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina). Assistentes: Diego Bonfá e Gabriel Chade (ambos da Argentina). 

Bolívia: Lampe; Bejaranom, Raldes, Gutierrez, Valverde e Justiniano (Raúl Castro); Machado, Morales e Arce (Saucedo); Fierro (Gilbert Álvarez) e Marcelo Moreno. 

Técnico: Mauricio Soria. 

Brasil: Alisson, Dani Alves, Miranda, Thiago Silva (Marquinhos) e Alex Sandro; Casemiro, Paulinho (Fernandinho), Renato Augusto e Philippe Coutinho (Willian); Neymar e Gabriel Jesus. 

Técnico: Tite.  

Veja Também