Terça-feira, 19 de março de 2024

Prêmio celebra destaques do esporte à nível nacional e internacional

A sessão solene para entrega de medalhas de mérito esportivo "Wanderley Magalhães Azevedo" ocorre na noite desta segunda (27) e tem o intuito de prestigiar grandes nomes do esporte

Postado em: 25-11-2017 às 17h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Prêmio celebra destaques do esporte à nível nacional e internacional
A sessão solene para entrega de medalhas de mérito esportivo "Wanderley Magalhães Azevedo" ocorre na noite desta segunda (27) e tem o intuito de prestigiar grandes nomes do esporte

Ocorre nesta segunda (27), às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal, a celebração para entrega da medalha de mérito esportivo “Wanderley Magalhães Azevedo”. A sessão solene deste ano tem por objetivo prestigiar 34 personalidades que tenham sido destaque em qualquer área do esporte nacional. O prêmio recebe o nome de um dos maiores representantes do ciclismo brasileiro, que inclusive foi diretor da Liga Goiana da categoria, venceu diversas competições internacionais e estabeleceu o recorde entre Brasília e Goiânia, com 5h 23m 45s, em 1990.

O organizador da edição deste ano, Vinicius Cirqueira, acredita que o esporte é uma ferramenta essencial para fortalecer as bases advindas pela educação, tais como a responsabilidade, o comprometimento e o trabalho em busca de objetivos concretos.  “Sou apaixonado por Taekwondo e vi no esporte a possibilidade de transformação social de nossos jovens. Reconhecer atletas de destaque é expor o grande valor da categoria”, argumentou.

Continua após a publicidade

A homenagem aos grandes nomes do esporte regional, nacional e internacional vem para reconhecer a trajetória de pessoas que lutaram para a obtenção de destaque e, ao mesmo tempo, representaram o cenário regional em diversas competições internas e externas.

Os taekwondistas Valéria Rodrigues e Leonardo Santos, dentre outros 33 esportistas, receberão a medalha de mérito esportivo por suas conquistas e trajetórias no ramo. Valéria percebeu que tinha habilidade no Taekwondo desde muito cedo, aos 13 anos. “Sempre tive bastante determinação e fui muito esforçada. Com o apoio de meu mestre e companheiros de equipe, até mesmo um dos meus ídolos, Leonardo Santos, que é um dos ícones do Taekwondo em Goiás e no Brasil, prossegui na modalidade. O esporte mudou completamente a minha vida. Entrei na Marinha por causa disso. Tudo o que eu tenho é graças ao esporte”, reforçou.

Leonardo também se interessou pelo esporte durante a infância, tendo praticado capoeira aos 6 e iniciado no ramo do Taekwondo aos 11. “A minha vida reflete o esporte”, disse. Ambos esportistas colecionam prêmios internacionais e são referência no que fazem.

O motociclista Welington Garcia não fica para trás. Com mais de 40 títulos regionais e estaduais, além de ter sido eleito o melhor piloto do Brasil pela revista “O Moto” por três vezes, acredita que a disciplina e organização ligadas ao esporte podem render frutos para uma vida toda. E, para ele, o prêmio “Wanderley Magalhães Azevedo” é uma forma de reconhecer a sua trajetória, tendo em vista que também será um dos contemplados com a medalha.

Quanto ao exemplo que esses atletas representam para crianças em processo de aprendizado e construção de caráter, Valéria e Welington são categóricos. Para a taekwondista, é importante levar isso em consideração porque de uma forma ou de outra ela é vista como um espelho para outras pessoas. “Se eu sou vista por alguém, quero ser vista como um bom exemplo. Escolher ser esportista e carregar o nome do Estado e do País não é uma missão fácil, mas é completamente honrosa”, afirmou.

Welington segue na mesma linha ao ressaltar que procura executar o seu trabalho corretamente para fazer a diferença na vida dos que o observam. Outra homenageada vai ser Daiane Aguiar, brasiliense que pratica atletismo e já garantiu 34 medalhas em campeonatos goianos, além de ter sido a primeira brasileira a competir no mundial de corrida de montanha, em 2007, na Suíça.

(Assessoria)

Foto: Filippo Ferrari/Danyllo Proto

 

Veja Também