Balanço da Série B 2017

América-MG, Internacional, Ceará e Paraná garantiram o acesso. Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico foram rebaixados

Postado em: 27-11-2017 às 17h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Balanço da Série B 2017
América-MG, Internacional, Ceará e Paraná garantiram o acesso. Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico foram rebaixados

Aline Carlêto *

Continua após a publicidade

No sábado (25), se encerrou o Campeonato Brasileiro da Série B. Em meio a conquistas e frustrações um time levantou a taça, quatro garantiram o acesso para a próxima edição do Brasileirão Série A e quatro foram rebaixados para a Terceira Divisão do Nacional.

Com a queda do Internacional para a Segunda Divisão em 2016, vários veículos de comunicação davam o título para os gaúchos antes mesmo da competição ter início. No entanto, a melhor campanha da temporada de 2017 foi do América-MG. O Coelho somou 73 pontos e garantiu o título de Campeão. O time do Rio Grande do Sul ficou com a segunda colocação, com 71 pontos, o suficiente para marcar sua volta para a elite do futebol brasileiro. Os outros dois times que confirmaram o acesso foram Ceará, 67 pontos, e Paraná, 64.

Se de um lado as equipes comemoram o dever cumprido, de outro lamentaram o fiasco. É o caso de Luverdense (44 pontos), Santa Cruz (37 pontos), ABC (34 pontos) e Náutico (32 pontos). As equipes que finalizarama 38ª rodada da competição no temido Z-4 disputarão, na temporada de 2018, a Série C do Brasileirão. A disputa foi acirrada até o último suspiro. O primeiro time fora da zona de rebaixamento foi o Guarani, que somou o mesmo número de pontos que a equipe matogrossense rebaixada, no entanto, se livrou por ter uma vitória a mais.

Goianos

Apesar dos dois times goianos que disputaram a competição terem permanecido na Segunda Divisão, as emoções sentidas foram distintas.

O Vila Nova brigava pelo acesso, o time se manteve no G-4 por 21 rodadas. A pressão do final da competição tomou conta da equipe, o que a fez perder ou empatar jogos decisivos. Ainda assim, o Colorado finalizou o Brasileirão Série B na 7ª colocação com 58 pontos.

Lamentação do Tigrão, alívio para o Esmeraldino. O Goiás encerrou sua participação no campeonato na 14ª colocação com 45 pontos, apenas um a mais que o primeiro time do Z-4.

Três times goianos disputarão a Série B na temporada de 2018. Além de Goiás e Vila, o Atlético estará na competição, já que o time está matematicamente rebaixado na Série A.

* (Aline Carlêto, estagiária) 

Foto: Reprodução

Veja Também