Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Projeto dá novos horizontes aos jovens por meio do esporte”, afirma Zé Eliton

A solenidade foi realizada no Palácio das Esmeraldas e também contou com a presença da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira

Postado em: 12-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Projeto dá novos horizontes aos jovens por meio do esporte”, afirma  Zé Eliton
A solenidade foi realizada no Palácio das Esmeraldas e também contou com a presença da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira

“Giba é um ídolo do esporte e um homem que sabe da sua responsabilidade social”, afirmou o vice-governador Zé Eliton, na manhã de ontem, durante a apresentação da equipe de vôlei MonteCristo que vai disputar a temporada da Superliga B 2018. A solenidade foi acompanhada pelo ex-atleta, que coordena o projeto Gibinha, em parceria com o Governo de Goiás, e que vai contemplar jovens em situação de vulnerabilidade na capital.

A solenidade foi realizada no Palácio das Esmeraldas e também contou com a presença da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira. “Ao incluir uma proposta que possa dar novos horizontes aos jovens, o projeto demonstra o seu verdadeiro caráter social”, disse Zé Eliton. O clube é apoiado pelo Governo de Goiás e, na ocasião, também foi anunciada a parceria para o projeto. Esta é uma iniciativa do ex-ponteiro da seleção brasileira, Giba. A ação visa atender 200 crianças. Na oportunidade, Zé Eliton representou o governador Marconi Perillo.

“Tenho a esperança de ver o MonteCristo avançar, ascender para a Superliga A e, quem sabe, alçar voos mais altos, representando Goiás nacionalmente e mundialmente”, afirma Eliton. O projeto social tem intenção não só de formar atletas, mas cidadãos. Com foco em hábitos alimentares e atividades físicas, a ação pode ter como consequência o alto rendimento esportivo. Além disso, visa reduzir a obesidade infantil.

Continua após a publicidade

“Temos que ultrapassar a dialética só do futebol e ampliar o leque para outras modalidades”, diz. “Hoje temos o Centro de Excelência do Esporte, que irá forjar atletas no futuro, iniciativa do Governo de Goiás que fomenta a capacidade esportiva dos jovens em nosso estado”, celebra. Ao relembrar as conquistas da seleção brasileira masculina nos anos 1990 e 2000, Zé Eliton enalteceu o papel do vôlei “em uma agenda que nos orgulha”.

O vice-governador, de forma descontraída, lembrou da época em que praticou vôlei no colégio e na faculdade. “Com 1,89 metros me destacava pela altura, o que me fez jogar no meio da rede”, relembrou. “Se precisarem de alguém para ajudar o MonteCristo, posso treinar e ajudar a equipe a ser campeã”, brincou, sob risos dos atletas e do público presente no salão.

Projeto Gibinha

A iniciativa vai complementar o trabalho já desenvolvido pelo MonteCristo, de combate às drogas, violência e marginalidade. O vôlei é a ferramenta do projeto e foca em crianças de 6 a 15 anos de idade.

Além das técnicas e regras da modalidade, o projeto Gibinha também trabalha o exercício da cidadania e de conceitos como cooperação e respeito, sem permitir que questões de gênero, raça ou situação financeira interfiram nessa sociabilização.

“Estamos presenciando um marco e evento que significam transformação social. Por meio do esporte, as crianças têm capacidade de se desenvolver”, afirma a secretária Raquel Teixeira. “Esta é a abertura de aprendizagem e oportunidade para que jovens atinjam o potencial pleno”, pontua a titular da Seduce.

Homenagem

Durante a solenidade, o vice-governador comunicou ao ex-jogador Giba que ele será um dos homenageados a receber a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Governo de Goiás, entregue durante a transferência de capital para a Cidade de Goiás, em julho. “Está mais do que aceito o convite”, disse Giba.  

Veja Também