Programa combate violência e assédio a atletas brasileiras

Com a campanha está sendo realizada também a capacitação dos atendentes para receber as denúncias de atletas. Para fazer qualquer denúncia a pessoa só precisa ligar 180

Postado em: 29-03-2018 às 16h30
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa combate violência e assédio a atletas brasileiras
Com a campanha está sendo realizada também a capacitação dos atendentes para receber as denúncias de atletas. Para fazer qualquer denúncia a pessoa só precisa ligar 180

Katrine Fernandes*

Na manhã desta quinta-feira (29), foi lançado o programa Esporte Sem Assédio, a iniciativa é do Ministério do Esporte e da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM) e tem o objetivo de prevenir e combater a violência e o assédio às atletas brasileiras sejam amadoras ou profissionais.

Continua após a publicidade

A cerimônia contou com a presença da nadadora Joanna Maranhão, que é ativa no combate a violências que crianças e jovens atletas que possam sofrer algum tipo de abuso.

“Fui vítima de abuso aos nove anos pelo meu técnico da época e demorei muito para verbalizar. Estive em quatro Jogos Olímpicos, mas poderia não ter ido a nenhum se não tivesse o apoio psicológico e jurídico que tive. Muitas outras crianças não têm essa ajuda”, afirmou a nadadora.

Com a campanha está sendo realizada também a capacitação dos atendentes para receber as denúncias de atletas. Para fazer qualquer denúncia a pessoa só precisa ligar 180 que é o número da Central de Atendimento à Mulher da SPM, adotada como canal de queixa tanto no Brasil como no exterior.

#EsporteSemAssédio

Com a hashtag #EsporteSemAssédio, a campanha também está sendo veiculada em redes sociais com engajamento de várias atletas, ex-atletas e personalidades do esporte. No próximo domingo (01), as federações de futebol do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco e os times envolvidos nas finais dos campeonatos estaduais, vão divulgar o programa com atletas utilizando faixas e camisetas da campanha durante a entrada em campo.

*Katrine Fernandes é participante do programa de estágio do Jornal O Hoje com supervisão de Naiara Gonçalves.

Veja Também