JUG’s encerra em Itumbiara

Seiscentos universitários de onze universidades goianas movimentaram a cidade durante quatro dias

Postado em: 22-04-2018 às 18h50
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: JUG’s encerra em Itumbiara
Seiscentos universitários de onze universidades goianas movimentaram a cidade durante quatro dias

De quinta-feira (19) até hoje (22), Itumbiara, no sul do Estado, recebeu 600 atletas de 11 universidades goianas que participaram da 54ª edição dos Jogos Universitários de Goiás (JUG’s). Neste quatro dias foram realizados 82 disputas de seis modalidades, tanto femininas quanto masculinas de basquete, basquete 3 X 3, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

A entrega das medalhas e troféus foi realizada na tarde do último domingo (22), no Ginásio da Escola Municipal de Tempo Integral José Gomes Pereira. No futsal o primeiro lugar ficou no masculino com a equipe Estácio de Sá e já o feminino com Universo. Já no handebol a Estácio de Sá/ Força Atlética é campeã feminina. Já no masculino o título ficou com UEG.

Continua após a publicidade

Nas quadras de vôlei, o primeiro lugar foi uma dobradinha da Unifan/ MonteCristo. No basquete, a primeira colocação foi da UniEvangélica no masculino e da UEG no feminino. Na mesma modalidade, mas com apenas 3 atletas em quadra, UFG é campeã masculina e a PUC-GO com as mulheres. O por fim, no vôlei de praia UFG e PUC-GO, com homens e mulheres, respectivamente.

Próximos passos

Os campeões desta fase do JUG’s representarão Goiás na Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), que começa dia 6 de agosto em Brasília (DF). Nesta etapa estarão presentes as principais equipes de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás.  Já os primeiros colocados da Conferência Central garantem vaga para a final do JUB’s, que começa no dia 4 de novembro em Maringá (PR).

Os Jogos Universitários de Goiás foram uma realização da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), com o apoio do Governo de Goiás, Seduce e Prefeitura de Itumbiara.

Avaliação

Segundo o presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos, esta edição dos JUG’s, em Itumbiara, foi sem dúvida a melhor de todos os tempos, com elevado nível de envolvimento de todos. “O desporto universitário e a cidade estão de parabéns. Nosso objetivo de desenvolver a convivência dos estudantes foi conquistado”, afirmou Lusimar.

A estudante, Fernanda Kássia Rocha Dias, de 19 anos, é ala pivô do time de basquete feminino da PUC. Ela concorda com o presidente da FGDU. “Os JUG’s promoveram a união dos estudantes, além de permitir a interação de várias universidades”, diz. Fernanda pretende participar das próximas edições dos Jogos.

O árbitro de futsal, Crescêncio Alves, atua a mais de vinte anos na profissão e já participou de outras edições dos Jogos, revela que a qualidade dos jogos deste JUG’s está superior aos anteriores. “As universidades estão investindo na contratação de atletas e, isto, reflete nas quadras”, afirma. Outro ponto levantado por ele é a organização. “A alimentação e a hospedagem são um destaque à parte”, revela.

Já o técnico de basquete da UFG, Victor Obeid, acredita que a interiorização dos jogos foi um diferencial relevante. Este é o terceiro ano dele como técnico, mas também atuou como atleta em etapas regionais e nacionais dos Jogos. “Vim para o interior faz com que está edição dos Jogos seja diferente dos anteriores. Somos acostumados a jogar em casa com a torcida e a família e a distância.”

Veja Também