19 de setembro de 2018 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Esporte
Universitários
05/05/2018 | 10h10
Terceira edição dos Jogos Paralímpicos chega à São Paulo
Mais de 250 atletas competirão em sete modalidades no Centro de Treinamento Paralímpico, nos dias 10 e 11 de maio

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá nos dias 10 e 11 de maio a edição 2018 dos Jogos Paralímpicos Universitários. O evento terá atletas universitários de todo o Brasil, de sete modalidades: atletismo, natação, bocha, judô, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Ao todo, 252 competidores estão confirmados, com cerca de 200 instituições de ensinos representadas. Vale ressaltar que a pontuação para determinar o vencedor geral do evento se dará por universidade. Os números mostram um crescimento em relação ao ano passado. Em 2017, 192 alunos-atletas estiveram nas dependências do CT Paralímpico para a disputa da competição. A edição de estreia do evento, em dezembro de 2016, contou com cerca de 150 inscritos. 

"Os Jogos Paralímpicos Universitários estão consolidando uma área que estava um pouco apagada. Havia as Paralimpíadas Escolares e o alto rendimento, mas não havia o trabalho no esporte adaptado universitário. Então são nichos de oportunidade que nós podemos fortalecer e aumentar. Hoje a ideia é de que o Comitê preencha este caminho e dê a oportunidade de que o garoto saía do Escolar, passe pela universidade, vá ao alto rendimento, mas não tenha prejuízo da carreira dele de formação", disse Ivaldo Brandão, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Uma mudança em relação ao evento do ano passado refere-se ao número de modalidades nas quais os alunos podem se inscrever. Em 2017, havia a possibilidade de participar de mais de uma modalidade. Neste ano, contudo, o participante poderá inscrever-se em apenas um esporte. 

A competição será organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Credenciamento de imprensa

Os jornalistas interessados na cobertura dos Jogos Paralímpicos Universitários não precisarão de credenciamento prévio. Bastará vir ao CT Paralímpico e procurar a sala de imprensa, localizada próximo às quadras de tênis.  

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)