Goleiro Alisson e mais três se juntam ao elenco brasileiro

Além da chegada dos jogadores, três atletas iniciaram trabalhos em campo - Neymar, Gabriel Jesus e Danilo

Postado em: 23-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goleiro Alisson e mais três se juntam ao elenco brasileiro
Além da chegada dos jogadores, três atletas iniciaram trabalhos em campo - Neymar, Gabriel Jesus e Danilo

Luiz Felipe Mendes*

Continua após a publicidade

Agora, o elenco brasileiro está completo. Bom, quase completo. O goleiro Alisson, o zagueiro Miranda, o volante Paulinho e o meia-atacante Philippe Coutinho se juntaram aos 16 convocados que haviam chegado a Granja Comary, em Teresópolis. Como o lateral-esquerdo Marcelo, o volante Casemiro e o atacante Roberto Firmino só se encontram com o restante do elenco em Londres, na semana que vem, a seleção já começou os primeiros trabalhos.

Dentro de campo, quatro jogadores abriram as atividades. Os atacantes Neymar e Gabriel Jesus e o lateral-direito Danilo treinaram com bola sob supervisão dos preparadores físicos. Os dois últimos atuam pelo mesmo clube, o Manchester City. Eles foram os primeiros por terem realizado antecipadamente os exames médicos; destaque para o craque Neymar, que retorna de lesão após fraturar o quinto metatarso do pé direito. A princípio, o goleiro Ederson também treinaria, mas foi poupado por mais um dia.

Ainda que Neymar esteja sempre sob os holofotes, o dia talvez tenha sido mais do arqueiro titular do time. Alisson, da Roma, tem a total confiança da comissão técnica e do preparador de goleiros, Taffarel. Antes criticado por torcedores, que afirmavam que haviam opções melhores – alguns ainda o fazem – Alisson se tornou titular incontestável no gol brasileiro, e não cansa de ganhar elogios do ex-goleiro da própria seleção.

“Vejo o Alisson com muito brilho. Ele tem uma técnica muito boa. Isso faz com que jogue como uma maneira segura, dê tranquilidade para a defesa. Os demais jogadores sentem isso”, analisou Taffarel, herói na Copa de 1994. “Esse brilho precisa aparecer na hora certa. Eu peguei pênaltis no momento certo. E isso que eu espero para ele. E espero que na Copa ele mostre esse talento. É um cara muito iluminado e que hoje está entre os melhores do mundo na posição”, elogiou o preparador.

Durante esta semana na Granja Comary, os atletas vão passar por uma rotina intensa de dietas detox e cuidados específicos para que os mesmos não se machuquem às vésperas do Mundial da Rússia. Em um período de um ano, por exemplo, Paulinho e Cássio disputaram 71 jogos, Willian 70, e Roberto Firmino 67; o atacante do Liverpool ainda joga mais um duelo na temporada. O alto índice de partidas pode gerar um desgaste físico, e por isso a equipe de preparação está tomando extremo cuidado na hora de mandar seus jogadores treinarem com bola.

O calendário continua sendo o seguinte: depois desta semana, a equipe viaja para Londres, onde Marcelo, Casemiro e Firmino integram o plantel. Isto acontece porque os três disputam a final da Liga dos Campeões neste sábado, entre Real Madrid e Liverpool. No dia 3 de junho, o Brasil disputa um amistoso contra a Croácia, na cidade de Liverpool, na Inglaterra, e no dia 10 a seleção canarinho confronta a Áustria, em Viena. No dia 11, inicia a preparação final para a Copa, em Sochi, e no dia 17 o Brasil estreia na competição, contra a Suíça, em Rostov. 

Veja Também