Messi perde pênalti e Argentina fica no empate com a Islândia

Camisa 10 argentino tem atuação abaixo da média e islandeses estreiam na Copa com ótimo resultado

Postado em: 16-06-2018 às 11h55
Por: Luiz Felipe
Imagem Ilustrando a Notícia: Messi perde pênalti e Argentina fica no empate com a Islândia
Camisa 10 argentino tem atuação abaixo da média e islandeses estreiam na Copa com ótimo resultado

Créditos: Fifa

*Luiz Felipe Mendes

Em jogo mais que emocionante, a Islândia foi guerreira e segurou a Argentina na primeira partida da seleção na história da Copa do Mundo. Com direito a pênalti perdido de Lionel Messi, os islandeses tiveram atuação praticamente impecável na defesa e empataram com os hermanos em 1 a 1, em confronto válido pelo Grupo D do Mundial. Os gols foram marcados por Kun Agüero e Finnbogason.

Continua após a publicidade

O jogo

O favoritismo era sul-americano, é verdade. Ainda assim, o pequeno país europeu, que conta com cerca de 300.000 habitantes, não é nem um pouco bobo. A Argentina trocava muito mais passes, e chegou a ter mais de 70% de posse de bola. Entretanto, a Islândia finalizava quase sempre com perigo, mesmo com menos oportunidades de criação. Jogando no contra-ataque, os islandeses investiam na jogada aérea e na criação pelo lado direito ofensivo, e isso funcionava bem.

O primeiro gol, porém, foi argentino. O lateral improvisado como zagueiro Marcos Rojo arrematou para o gol, mas a bola foi em cima do centroavante Sergio Agüero, que girou sobre os marcadores e chutou forte e alto para estufar as redes e abrir o placar. Não muito tempo depois, a Islândia se aproveitou da frágil defesa adversária e insistiu nas jogadas características da equipe. A bola foi cruzada na área, o goleiro Caballero deu rebote e a bola sobrou limpa para Finnbogason, que não perdoou e empatou a peleja. A primeira metade do confronto foi encerrada de modo agitado, com um espetáculo gostoso de assistir, animado nos dois lados.

O segundo tempo teve andamento semelhante. A Argentina tentava furar o forte bloqueio, e a Islândia aguardava a deixa para ir ao ataque. O grande craque Lionel Messi seguia apagado, mas a oportunidade de mudar isso veio aos 17 minutos. Com um jogador a menos, o qual estava sendo atendido fora de campo, a Islândia cometeu um raro erro na partida e Magnússon derrubou Maximiliano Meza dentro da área – mais um pênalti anotado no sábado de jogos. O camisa 10 argentino foi para a bola para consagrar uma atuação discreta, mas o goleiro Halldorsson tinha outros planos. O arqueiro viking defendeu a cobrança de Messi, mantendo o empate em 1 a 1.

O duelo ganhou tons cada vez mais dramáticos, fazendo o jogo de abertura do Grupo D parecer uma final de campeonato. As emoções estavam à flor da pele, e o sistema defensivo dos europeus permanecia eficiente. Com um plantel consideravelmente mais conhecido e criativo, a Argentina tropeçou e ficou provado que a Islândia, que já havia aprontado na Eurocopa de 2016, pode dar trabalho novamente na Copa da Rússia.

Confira a tabela atualizada da Copa 

Ficha técnica

Jogo: Argentina 1×1 Islândia. Local: Estádio Spartak, em Moscou, na Rússia, pelo Grupo D da Copa do Mundo.

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia). Assistentes: Pawel Sokolnicki (Polônia) e Tomasz Listkiewicz (Polônia).

Argentina: Caballero; Tagliafico, Rojo, Otamendi e Salvio; Biglia (Banega), Mascherano, Meza (Higuaín), Ángel Di Maria (Pavón) e Lionel Messi; Agüero. Técnico: Jorge Sampaoli.

Islândia: Halldorsson; Magnússon, Ragnar Sigurdsson, Árnason e Saevarsson; Gunnarsson (Skúlason), Hallfredsson, Gylfi Sigurdsson e Gudmundsson (Gíslason); Finnbogason (Sigurdarson) e Bjarnason. Técnico: Heimir Hallgrimsson.

Gols: Agüero, aos 19’ do 1º tempo. Finnbogason, aos 23’ do 1º tempo. Público: 44.190 torcedores.

Veja Também