Goiás embala e ganha força no Brasileiro pela Série B

Sequência positiva fez com que o time ultrapassasse os rivais do estado na tabela de classificação da Série B

Postado em: 30-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás embala e ganha força no Brasileiro pela Série B
Sequência positiva fez com que o time ultrapassasse os rivais do estado na tabela de classificação da Série B

Luiz Felipe Mendes*­

Pela primeira vez em mais de dois anos, o Goiás é o melhor time do estado na tabela de classificação do Brasileiro Série B. A vitória heroica sobre o Oeste com gol nos últimos minutos fez com que o alviverde alcançasse a sexta colocação do campeonato, a um ponto do G-4. Porém, para o time chegar até ali, precisou passar por muitos altos e baixos, algo costumeiro desde a queda para a segunda divisão em 2015.

Continua após a publicidade

Há dois anos, em 2016, o Goiás participava novamente de uma edição de Série B após ser rebaixado da elite do futebol nacional. O orçamento e a estrutura da equipe naturalmente credenciaram o clube a um dos favoritos a retornar à Série A no ano seguinte, mas não foi o que aconteceu. Naquela temporada, o rival Atlético foi o campeão e os outros que conseguiram subir foram Avaí, Vasco e Bahia – o Goiás terminou no mísero 13º lugar, atrás do principal rival, o Vila Nova, o qual finalizou em 12º.

Em 2017, o esmeraldino voltou a faturar o título do Goianão, assim como em 2016, e chegou outra vez como um dos mais cotados para subir. Contudo, passou por maus bocados até a chegada do técnico Hélio dos Anjos, que conseguiu afastar o fantasma do descenso para a Série C e ainda foi capaz de liderar o time rumo ao 14º lugar. Naquela Série B, foram para a Série A o América Mineiro, o Internacional, o Ceará e o Paraná. O Vila terminou em sétimo, enquanto em uma divisão acima o Atlético confirmava o rebaixamento.

2018 começou com mais uma conquista estadual, a quarta seguida e a 28ª da história do Goiás. Novamente, no Campeonato Brasileiro a história começou sendo outra e o grupo sofria com as últimas colocações. Hélio dos Anjos foi demitido e Ney Franco assumiu o comando, dando um padrão de jogo maior para o time e reagindo na competição. Tal reação fez com que a equipe ultrapassasse os rivais goianos e estacionasse na porta do G-4, além de contar com o artilheiro do torneio, o atacante Lucão, ao lado do atleticano Júnior Brandão, ambos com oito gols.

Todavia, a Série B ainda está a uma rodada de concluir seu primeiro turno, com muita coisa para acontecer pela frente. Se o Goiás não conseguir o acesso, a partir do ano que vem entrará na cota igualitária com todos os outros da competição – no momento, apenas ele e o Coritiba recebem mais por direitos de televisão pelo fato de terem frequentado a Série A recentemente. Se o clube vai conseguir manter o nível das atuações, claro que é impossível prever. Porém, ao lado de Atlético e Vila, o alviverde pode mostrar que o futebol goiano tem a capacidade de chegar forte no campeonato. 

Veja Também