Três brasileiros estreiam nas oitavas da Libertadores da América

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam no Maracanã e o Corinthians encara o Colo-Colo em solo chileno, ambos às 21h45

Postado em: 08-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Três brasileiros estreiam nas oitavas da Libertadores da América
Flamengo e Cruzeiro se enfrentam no Maracanã e o Corinthians encara o Colo-Colo em solo chileno, ambos às 21h45

Meia Diego é uma das armas do Flamengo contra o Cruzeiro para apagar a imagem da campanha irregular da primeira fase

Luiz Felipe Mendes*

A Copa Libertadores da América está de volta. Ontem, o Grêmio, atual campeão da competição continental, deu o pontapé inicial das oitavas de final diante do Estudiantes, fora de casa. Hoje, outros três brasileiros também entram em campo pelos jogos de ida da primeira etapa de mata-mata do torneio. No Estádio Monumental, o Corinthians visita o Colo-Colo, do Chile. No Maracanã, o Flamengo recebe o Cruzeiro. As duas partidas estão marcadas para às 21h45.

Continua após a publicidade

Na fase de grupos, os três brasileiros tiveram caminhos diferentes. O Corinthians caiu no Grupo 7 e começou empatando com o Millionarios fora de seus domínios. Em seguida, venceu Deportivo Lara em casa e o Independiente da Argentina fora. O tropeço veio na outra rodada, quando os argentinos superaram o Timão em São Paulo. A recuperação veio com estilo: na Venezuela, os paulistas goleram o Deportivo Lara por incríveis 7 a 2, mas perderam para o Millionarios na rodada final. Ainda assim, se classificaram em primeiro na chave. Enquanto isso, o Colo-Colo passou em segundo no Grupo 2, com oito pontos.

O Cruzeiro, por outro lado, começou ainda pior que o Corinthians. Perdeu para o Racing em Avellaneda, perto de Buenos Aires, e empatou com o Vasco em Belo Horizonte e o Universidade del Chile em Santiago. A vaga estava ameaçada, mas os mineiros superaram os chilenos por 7 a 0 e voltaram a usar o ataque para desbancar os vascaínos por 4 a 0. Na última rodada, deram o troco no Racing e garantiram a primeira colocação do Grupo 5, com 11 pontos, um a mais que o Corinthians.

O Flamengo fez uma campanha um tanto quanto irregular. Favorito para passar com tranquilidade do Grupo 4, começou a Libertadores empatando com o River Plate. Venceu o Emelec e empatou com o Independiente Santa Fe duas vezes seguidas, uma por 1 a 1 e outra por 0 a 0. Voltou a ganhar do Emelec e empatou uma vez mais com o River Plate, fazendo uma campanha final de 10 pontos, em segundo lugar de sua chave. Sem poder contar com o meia Lucas Paquetá, suspenso, o rubro-negro deve ir com tudo hoje.

O chaveamento da Libertadores está definido desde o mês passado. Aquele que triunfar no confronto entre os finalistas da Copa do Brasil de 2017 – Flamengo x Cruzeiro – vai pegar o vencedor de Boca Juniors x Libertad, que também terá o duelo de ida jogado hoje, às 19h30, na La Bombonera, em Buenos Aires. A partida de volta entre os dois brasileiros ocorre apenas no dia 29 de agosto, no Estádio do Mineirão, enquanto a definição de Boca x Libertad ficará para um dia depois, numa quinta-feira.

Um dos sorteios que mais gerou burburinho tem a ver com o Corinthians. Caso deixe para trás o Colo-Colo, o alvinegro terá pelo caminho ou o Cerro Porteño ou o arquirrival Palmeiras, com quem já se encontrou duas vezes pela Libertadoras, ambas com classificações alviverdes nas penalidades. O jogo da volta do Corinthians será no mesmo dia que o de Flamengo x Cruzeiro. O Palmeiras joga o embate de ida amanhã contra os paraguaios, em Assunção, e o da volta será no dia 30 de agosto. O Santos, por sua vez, estreia nas oitavas apenas no dia 21, contra o Independiente. 

Veja Também