Atlético vai a Criciúma para se manter no G-4 da Série B

Goianos dependem só de si para continuar na parte de cima da tabela, enquanto catarinenses querem distância do Z-4

Postado em: 11-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético vai a Criciúma para se manter no G-4 da Série B
Goianos dependem só de si para continuar na parte de cima da tabela, enquanto catarinenses querem distância do Z-4

Luiz Felipe Mendes*

Não é novidade que o G-4 da Série B é o atual sonho de consumo atleticano. Ter terminado o primeiro turno entre os quatro primeiros da competição deu o gostinho que o Dragão precisava para passar a acreditar no acesso para a elite do futebol brasileiro. Com 30 pontos, o Atlético só depende de si para firmar a posição na parte de cima da tabela. Neste sábado, às 16h30, o time vai colocar isso à prova diante do Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse.

Continua após a publicidade

Campeão em 2016, o rubro-negro quer pelo menos retornar a Série A, torneio em que esteve presente no ano passado. A missão, porém, não é fácil, até porque o Atlético começou a temporada de maneira bastante irregular. Com atuações abaixo do esperado no Campeonato Goiano, a Série B iniciou sem muito brilho da equipe goiana, mas com o tempo o técnico Cláudio Tencati foi capaz de ajustar os erros e intensificar os acertos. Durante a Copa do Mundo, esta evolução foi decisiva, com quatro vitórias e um empate.

Com a segunda metade do campeonato inteira pela frente, o Dragão quer manter o bom desempenho e somar o máximo de pontos possíveis nas próximas rodadas. O primeiro adversário dessa nova fase da Série B é o Criciúma, fora de casa. Próximos da zona de rebaixamento, os catarinenses não podem se dignar a tropeçar, ainda mais em casa, e por isso devem ir com a faca nos dentes contra os atleticanos. Além disso, o treinador Mazola Júnior deve escalar o atacante Joanderson como titular, o qual defendeu recentemente o rubro-negro, na intenção de fazer valer a “lei do ex”.

Vamos às mudanças. Entre os 11 iniciais, Tencati resolveu promover duas alterações em relação à formação do jogo com o Paysandu, há quase duas semanas. Na defesa, o zagueiro Lucas Rocha não se recuperou de uma pancada sofrida em campo e Gilvan será seu substituto.O defensor, que foi importante na campanha do próprio Atlético no ano passado, se transferiu no início de 2018 para o CFR Cluj, da Romênia, mas agora retornou a Goiânia, podendo voltar a defender as cores do Dragão como titular. No ataque, Renato Kayser volta de suspensão e assume a vaga de Julio César.

Permanecer na zona dos quatro primeiros depende inteiramente do Atlético. Qualquer vitória mantém o time no G-4, independentemente dos outros resultados da 20ª rodada. Para coroar, os três pontos alavancam o clube para a terceira colocação, deixando o Avaí para trás. Em caso de empate ou derrota, Guarani, Figueirense e Coritiba podem ultrapassar o rubro-negro. Para fazer um bom segundo turno, é essencial começar com o pé direito contra um adversário que vem de duas vitórias e um empate. 

Ficha técnica 

Criciúma x Atlético 

Local: Estádio Heriberto Hülse, sábado, às 16h30, em Criciúma-SC. Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (Rio de Janeiro). Assistentes: Wendel de Paiva Gouvea (Rio de Janeiro) e Diogo Carvalho Silva (Rio de Janeiro) 

Criciúma: Luiz; Carlos Eduardo, Nino, Liel e Marlon; Jean Mangabeira, Marlon Freitas, Eduardo e Élvis; Vitor Feijão e Joanderson. 

Técnico: Mazola Júnior

Atlético: Jefferson; Alisson, Gilvan, Oliveira e Bruno Santos; Pedro Bambu, Rômulo e João Paulo; André Luís, Renato Kayser e Júnior Brandão. 

Técnico: Cláudio Tencati 

Veja Também