Goiânia recebe exposição de camisas de futebol dos times goianos

Evento tem como objetivo comemorar os 85 anos de Goiânia e terá 25 camisas de times do estado desde a década de 40

Postado em: 05-10-2018 às 14h56
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe exposição de camisas de futebol dos times goianos
Evento tem como objetivo comemorar os 85 anos de Goiânia e terá 25 camisas de times do estado desde a década de 40

Da Redação

A Federação Goiana de Colecionadores de Camisas de Futebol promove até o dia 14 uma exposição de camisas de futebol dos times goianos, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. A mostra tem o objetivo de comemorar os 85 anos de Goiânia e terá 25 camisas de times do estado desde a década de 40.

Continua após a publicidade

Entre os mantos estão os de clubes já extintos, como o Clube Atlético Ferroviário, criado em 1957, a Associação Mariana de Esportes, nascida em 1949, o Santa Rita, que em 1961 foi campeão Goiano da 2ª Divisão e em 1962 foi vice-campeão da 1ª Divisão, e a União Bancária, de 1946.

Camisas mais atuais também fazem parte da exposição, muitas delas usadas em jogos pelos grandes jogadores dos times da capital. Como o uniforme do Atlético Goianiense de 1989, usada pelo jogador Júlio César Imperador. Outro destaque é a camisa de 2015 do Goiás Esporte Clube, uma das raras vezes em que o clube usou amarelo, vestida pelo goleiro Paulo Henrique.

O evento conta ainda com a camisa do Goiânia Esporte Clube de 1991, usada pelo artilheiro Guga, que também foi artilheiro nacional pelo Santos na mesma década. E a camisa do Vila Nova Futebol Clube usada pelo jogador Luís Dário e assinada pelo Fernandinho, grandes craques que atuaram no final dos anos 70.

A história do futebol no estado também estará exposta com a camisa da Federação Goiana de Futebol utilizada no jogo de inauguração do Estádio Serra Dourada, em 1975. A Seleção Goiana foi formada por grandes jogadores do futebol do estado, dentre eles Lincoln, o “Leão da Serra”, Macalé e Matinha. Esse jogo, contra Seleção Portuguesa, tem até hoje o recorde de público, com 79.610 presentes.   

Os mantos sagrados podem ser conferidos de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. A mostra está montada em frente a Livrara Saraiva e a entrada é gratuita.

 

Veja Também