Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cruzeiro abre final contra o Corinthians

No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, Raposa recebe o Timão no Mineirão, em BH, na briga pela competição nacional

Postado em: 10-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cruzeiro abre final contra o Corinthians
No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, Raposa recebe o Timão no Mineirão, em BH, na briga pela competição nacional

*Luiz Felipe Mendes

De um lado, a imagem do cruzeiro resplandece. Do outro, ali tem um bando de loucos. Após jogos emocionantes espalhados pela temporada, a Copa do Brasil alcançou sua grande decisão. Pelo jogo de ida da final, o Cruzeiro recebe hoje o Corinthians no Estádio do Mineirão, às 21h45. Os mineiros, atuais campeões do torneio, já levantaram a taça cinco vezes, os maiores vencedores ao lado do Grêmio. Já os paulistas buscam o quarto caneco no campeonato.

Continua após a publicidade

O objetivo da Raposa passa também pela vontade de quebrar um tabu contra rivais do estado de São Paulo. Em finais, o único adversário que os cruzeirenses nunca derrotaram foi justamente o Corinthians. Tudo bem que os dois só duelaram uma vez em decisões, no Campeonato Brasileiro de 1998, quando o alvinegro saiu com o título. Porém, o Cruzeiro já venceu a Copa do Brasil de 1996 diante do Palmeiras, ganhou a Taça Brasil de 1966 contra o Santos e a Copa Ouro de 1995 e a Copa do Brasil de 2000 foram conquistadas diante do São Paulo. Somente o Corinthians permanece como uma pedra no sapato mineiro.

Por outro lado, o Timão não vive o melhor dos momentos em sua história recente. Com um elenco desmantelado, a equipe só conseguiu voltar a engrenar uma boa sequência com a chegada do técnico Jair Ventura, o qual reconheceu as limitações de seus comandados e usou isto a seu favor. Passou pelo Flamengo nas semifinais mesmo com os cariocas possuindo muito mais alternativas de qualidade no plantel, apostando em uma forte defesa fora de seus domínios e um estilo de jogo cauteloso com o apoio de sua torcida.

Assim como nas semis, o Corinthians decidirá em casa. Por isso, não é lá algo muito secreto o fato de que o time deve jogar mais recuado no Mineirão. O Cruzeiro, que costuma atuar melhor fora de casa em eliminatórias desde que Mano Menezes assumiu, não pode tropeçar em Belo Horizonte para não se complicar no jogo da volta. Teoricamente, os mineiros chegam muito mais fortes para a final, apesar de não poderem contar com o meia Arrascaeta, lesionado. Os paulistas, porém, já deixaram claro que sabem jogar contra adversários mais qualificados tecnicamente.

Na Copa do Brasil deste ano, tanto o Cruzeiro quanto o Corinthians entraram na fase de oitavas de final, porque disputaram a Libertadores da temporada em questão. O Cruzeiro, atual detentor do título, começou vencendo o Atlético Paranaense fora, ficando no empate em casa. Em seguida, bateu o Santos fora, perdeu em casa e avançou nos pênaltis. Nas semis, travou embates duros com o Palmeiras, mas passou após vencer fora e empatar em BH. O Corinthians, por sua vez, passou do Vitória com um empate e uma vitória, vencendo a Chape duas vezes nas quartas. Nas semis, empatou com o Flamengo e depois triunfou em sua arena. 

Ficha técnica 

Cruzeiro x Corinthians 

Local: Estádio do Mineirão, hoje, às 21h45, em Belo Horizonte-MG. Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/Rio Grande do Sul). Assistentes: Alessandro Matos (Fifa/Bahia) e Fabrício Vilarinho (Fifa/Goiás).  

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves e Rafinha; Barcos.

Técnico: Mano Menezes

Corinthians: Cássio, Mantuan (Fagner), Léo Santos, Henrique e Avelar; Ralf e Gabriel; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.

Técnico: Jair Ventura. 

Veja Também