Quinta-feira, 28 de março de 2024

Atlético-PR e Flu abrem as semifinais da Copa Sul-Americana

No jogo de ida da penúltima etapa da Sul-Americana, em Curitiba, os dois brasileiros se enfrentam na luta por uma vaga na final

Postado em: 07-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético-PR e Flu abrem as semifinais da Copa Sul-Americana
No jogo de ida da penúltima etapa da Sul-Americana, em Curitiba, os dois brasileiros se enfrentam na luta por uma vaga na final

*Luiz Felipe Mendes

Além do Campeonato Brasileiro, o único torneio que ainda possui times nacionais vivos e fortes é a Copa Sul-Americana, o “segundo escalão” das competições da América do Sul. Na fase de semifinal, dois tupiniquins vão medir forças hoje, às 21h45, na Arena da Baixada – o Atlético Paranaense recebe o Fluminense, no jogo de ida da penúltima etapa do campeonato. Vale lembrar que o gol fora de casa serve como critério de desempate.

Continua após a publicidade

Na primeira fase da Sul-Americana, os Atléticos Mineiro e Paranaense, o São Paulo, o Bahia, o Botafogo e o Fluminense eram os representantes do Brasil. Logo de cara, o Galo foi eliminado, mas na segunda fase o Vasco entrou depois de ter caído na Libertadores. De qualquer forma, o Cruz-Maltino também foi eliminado, fazendo companhia ao Tricolor Paulista, que foi despachado nos pênaltis. As outras equipes seguiram e as oitavas de final tiveram o primeiro embate brasileiro da edição, com o Botafogo enfrentando o Bahia. Os nordestinos avançaram, mas perderam para o Atlético Paranaense na fase seguinte.

Os dois sobreviventes do nosso país tiveram trajetórias diferentes na Sul-Americana de 2018. O Fluminense na primeira fase fez um ótimo resultado de 3 a 0 sobre o Nacional Potosí, perdeu por 2 a 0 na volta e quase deixou o torneio, mas conseguiu segurar. Em seguida, passou facilmente por Defensor e Deportivo Cuenca, vencendo na raça o Nacional do Uruguai, calando o Estádio Parque Central com um placar de 1 a 0. Já o Atlético Paranaense ganhou de 3 a 0 do Newell’s Old Boys, perdendo depois por 2 a 1, mas passando para a segunda etapa. Passeou diante do Peñarol, não teve problemas contra o Caracas e bateu o Bahia nos pênaltis.

Atlético Paranaense e Fluminense dividem uma marca na atual edição do torneio continental. Os cariocas são o melhor time do campeonato, com seis vitórias, um empate e uma derrota, além de 12 gols feitos e três sofridos. Os paranaenses vêm logo atrás no retrospecto geral, com seis vitórias, duas derrotas e nenhum empate, 15 gols feitos e cinco sofridos. Dentro do histórico na Sul-Americana, nenhuma das duas equipes levantou a taça, embora o Flu tenha sido finalista em 2009. Aliás, os únicos dois brasileiros que conseguiram o feito foram o Internacional e o São Paulo, em 2008 e 2012, nesta ordem.

Com um grande equilíbrio no duelo de hoje, não há como prever quem vai sair vencedor, ainda que o Furacão tenha provado que dentro de casa costuma ser muito forte. A única garantia é que teremos alguém de nossa nação na decisão da Sul-Americana deste ano, para enfrentar Independiente Santa Fé ou Junior Barranquilla, ambos da Colômbia, os quais fazem o jogo de ida amanhã, a partir de 22h45. Dos quatro semifinalistas, apenas o Santa Fé possui um título no torneio, conquistado no ano de 2015, sobre o Huracán, da Argentina. O Junior Barranquilla e o Atlético Paranaense, por outro lado, vão em busca de sua primeira decisão. 

Ficha técnica 

Atlético Paranaense x Fluminense 

Local: Arena da Baixada, hoje, às 21h45, em Curitiba-PR. Árbitro: Roddy Zambrano (Equador). Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Bryon Romero (Equador).  

Atlético Paranaense: Santos; Jonathan, Thiago Heleno (Paulo André), Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Lucho González e Raphael Veiga; Nikão, Marcelo Cirino e Pablo.

Técnico: Tiago Nunes.

Fluminense: Júlio César; Ibañez, Gum, Digão e Léo; Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Matheus Alessandro (Everaldo) e Luciano.

Técnico: Marcelo Oliveira. 

Veja Também