13 de novembro de 2018 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Esporte
Elite
08/11/2018 | 06h00
Goiás faz contas para o acesso ao Campeonato Brasileiro Série A
Equipe pode garantir a participação na Série A do ano que vem já na próxima rodada, mas precisa de uma combinação de resultados

O esmeraldino ainda tem três jogos pela frente, dois fora e um em casa, para somar pontos na reta final

*Luiz Felipe Mendes

Amanhã, o Goiás vai ter uma tarefa dura na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Coritiba, fora de casa, o esmeraldino precisa da vitória para chegar mais perto do acesso à elite nacional. Na véspera da partida, o time faz as contas para conseguir o feito já na 36ª rodada, a três duelos do fim da competição. Para isso, precisa vencer o Coxa e torcer contra Londrina, Ponte Preta, Atlético e Vila Nova.

O caminho parecia tranquilo para o alviverde goiano. A sequência de bons resultados dentro da segunda divisão do Brasileirão parecia que renderia o acesso antecipado, podendo culminar até mesmo na disputa pelo título do torneio, sendo que a diferença de pontos para o líder Fortaleza estava ficando cada vez menor. Porém, os comandados de Ney Franco caíram de rendimento, seja por questões físicas ou psicológicas, e se complicaram, ficando na beira do G-4. Se não tivesse vencido o Sampaio Corrêa, o Goiás estaria hoje empatado em pontos com o Londrina, na frente apenas por uma vitória.

Em vez disso, está na terceira colocação, a três pontos do Tubarão. Por isso, o esmeraldino não pode ser ultrapassado na próxima rodada, mas não há porquê pensar pequeno. A possibilidade de subir neste fim de semana existe, ainda que seja remota. Para conseguir a classificação antecipada, o Goiás precisa primeiramente vencer o Coritiba no Estádio Couto Pereira, amanhã. Na mesma data, o Vila Nova não pode vencer o Figueirense, assim como a Ponte Preta não pode triunfar sobre o Juventude. No sábado, o Atlético não pode bater o CSA, e o Londrina precisa perder para o Oeste. As chances são difíceis, é claro, mas estão lá. E isso pode vir a animar o elenco alviverde.

Dentro da Série B, o Goiás tem 57 pontos, 17 vitórias, seis empates e 12 derrotas. Contra o CRB e o Avaí, a equipe tropeçou duas vezes seguidas, não conseguindo nenhum ponto e vendo sua vaga na zona do acesso ameaçada. No Estádio Heriberto Hülse, teve a chance de se recuperar quebrando um tabu, pois nunca venceu o Criciúma na casa deles. Porém, um empate de 2 a 2, com dois gols do adversário nos acréscimos, fez com que a situação esmeraldina continuasse ameaçada. Enfim, a vitória sobre o Sampaio Corrêa deu a tranquilidade necessária para o time traçar os próximos planos.

Além do Coritiba, amanhã, o Goiás ainda vai enfrentar outros dois membros da Série B. No dia 17, um sábado, os goianos vão atuar novamente fora de seus domínios, desta vez contra o Oeste. Para finalizar o campeonato, o alviverde vai medir forças com o Brasil de Pelotas, carrasco do rival no último confronto, no Estádio Olímpico. A última rodada está marcada para o dia 24 de novembro, com todos os jogos no mesmo horário, como de praxe. Até lá, no entanto, o Goiás espera já ter garantido o acesso para a Série A. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)