Clássico Go-Go marca a primeira rodada

Embate entre Goiânia e Goiás, no Serra, é o grande destaque da rodada inicial do Campeonato Goiano, que se inicia neste sábado

Postado em: 19-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Clássico Go-Go marca a primeira rodada
Embate entre Goiânia e Goiás, no Serra, é o grande destaque da rodada inicial do Campeonato Goiano, que se inicia neste sábado

Luiz Felipe Mendes

Fã de futebol, respire fundo: os estaduais estão de volta! E logo na primeira rodada do Campeonato Goiano, o torcedor vai poder acompanhar um dos clássicos mais emblemáticos do estado. No Estádio Serra Dourada, às 17 horas deste domingo (20), o Goiânia recebe o Goiás na sua volta à primeira divisão do campeonato. O esmeraldino, por sua vez, busca ampliar sua hegemonia no torneio.

11 anos. Durante todo esse tempo, o Goiânia esteve de fora da Série A do Campeonato Goiano. Nesse período, o Goiás faturou sete títulos estaduais, com o detalhe de que quatro deles foram seguidos, entre 2015 e 2018. Apesar da disparidade atual entre os dois clubes, eles ainda fazem um dos clássicos mais tradicionais do estado. O confronto válido pela primeira rodada do Goianão de 2019 é o 200º jogo entre os dois. O histórico do duelo tem vantagem esmeraldina, com 84 vitórias, contra 63 do Galo, além de 52 empates. No primeiro embate da história, em julho de 1944, o Goiânia foi quem saiu vitorioso, em um placar de 1 a 0.

Continua após a publicidade

Para a temporada que está apenas começando, a expectativa dos dois times é totalmente diferente. No Goiânia, a intenção é fazer uma boa campanha e permanecer na elite, para tentar se reconstruir com o tempo. Para isso, a diretoria do clube contratou jogadores consagrados, como o goleiro Márcio, ídolo atleticano, e o lateral-direito Vitor, com passagens por Palmeiras e Goiás. Já no Goiás, o objetivo segue sendo o título. Novamente de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, o alviverde é o maior favorito a levar o pentacampeonato seguido do Goianão, ainda mais porque reforçou seu elenco com nomes como o do meia Marlone e o atacante Brenner.

O jogo histórico entre as duas equipes é apenas o primeiro de ambos no Campeonato Goiano. Eles voltam a campo já no meio de semana. O Goiânia atua na quarta-feira, diante do CRAC, fora de casa. O Goiás, por sua vez, recebe o Novo Horizonte, outra equipe proveniente da Divisão de Acesso, no Estádio da Serrinha. Os rivais Go-Go voltam a se encontrar na fase de grupos no dia 17 de fevereiro, desta vez com mando de campo esmeraldino.

Outros estaduais

Além do Goianão, vários outros estaduais começam neste fim de semana. Por falta de espaço, vamos listar os jogos somente das equipes consideradas as “12 Grandes” do país. No Paulistão, as partidas são Santos x Ferroviária, no sábado, às 17 horas, São Paulo x Mirassol, às 19h30, Corinthians x São Caetano, no domingo, às 17 horas, e Red Bull Brasil x Palmeiras, às 19 horas. No Carioca, Madureira x Vasco às 16h50 e Fluminense x Volta Redonda às 19 horas de sábado, Flamengo x Bangu às 17 horas e Cabofriense x Botafogo às 19 horas de domingo. No Mineiro, Guarani x Cruzeiro às 16h30 de sábado e Atlético Mineiro x Boa Esporte às 17 horas de domingo. No Gaúcho, Novo Hamburgo x Grêmio às 17 horas e São Luiz x Internacional às 19 horas de domingo. 

 

Veja Também