Goianão traz última rodada dos grupos

Duas vagas para as quartas de final ainda estão em aberto, e mais um clube será rebaixado para a Divisão de Acesso na noite de hoje

Postado em: 20-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianão traz última rodada dos grupos
Duas vagas para as quartas de final ainda estão em aberto, e mais um clube será rebaixado para a Divisão de Acesso na noite de hoje

*Luiz Felipe Mendes

A fase decisiva do Campeonato Goiano está chegando. Hoje, às 21h30, seis partidas vão ser disputadas para concretizar as últimas definições da etapa de grupos. Goiás, Atlético, CRAC, Vila Nova, Goianésia e Goiânia já estão classificados para as quartas de final. Anapolina, Grêmio Anápolis, Aparecidense e Iporá brigam pelas duas últimas vagas para as eliminatórias, enquanto o Itumbiara joga a vida para não cair de divisão. O Novo Horizonte já está rebaixado.

Continua após a publicidade

Se o campeonato terminasse antes da rodada de hoje, os confrontos nas quartas de final seriam: Goiás (1º) x Grêmio Anápolis (8º), Atlético (2º) x Anapolina (7º), CRAC (3º) x Goiânia (6º) e Vila Nova (4º) x Goianésia (5º), com Itumbiara (11º) e Novo Horizonte (12º) rebaixados para a Divisão de Acesso. Vamos começar pelos duelos dos clubes da capital. No Estádio Hailé Pinheiro, popularmente conhecido como Serrinha, o Goiás recebe o Iporá com planos de manter a liderança. Se o esmeraldino perder e o Atlético ganhar seu jogo e tirar um saldo de seis gols de diferença, o primeiro lugar fica com o rubro-negro. Uma probabilidade pequena, mas ainda assim possível. Por isso, o alviverde busca pelo menos empatar para assegurar a primeira colocação e melhor campanha da primeira fase. O Iporá, por sua vez, só pensa em ganhar para espantar as chances de descenso. Se empatar, pode ser ultrapassado pelo Itumbiara. Além disso, o Lobo-Guará pode até mesmo se classificar para as quartas dependendo dos outros resultados.

No Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, o Atlético visita o CRAC. Em termos de classificação, o embate não vale nada. Se o Dragão sair vitorioso, pode flertar com a liderança, mas qualquer outro resultado o mantém em segundo. Mesmo se o CRAC vencer, ele não tiraria a diferença de cinco pontos para o próprio Atlético. O único interesse da equipe do interior é ganhar para não ser ultrapassado por Vila Nova ou Goianésia. Coincidentemente, esses últimos medem forças entre si no Valdeir Oliveira, em um duelo que pode ser o mesmo da próxima fase. Contudo, muita coisa ainda tem possibilidade de ser alterada até o final da rodada. O outro clube da capital, o Goiânia, pega a Anapolina no Jonas Duarte para tentar fazer a melhor campanha possível na fase inicial. Já no Estádio JK, Itumbiara e Grêmio Anápolis travam embate pela parte de baixo da tabela de classificação. Por fim, a Aparecidense recebe o rebaixado Novo Horizonte no Estádio Anníbal Batista de Toledo, para tentar a classificação.

O Goianão de 2019 foi dividido em dois grupos com seis times cada. Os membros do Grupo A só enfrentaram aqueles do Grupo B e vice-versa. Para medir a classificação dos envolvidos, no entanto, vale quem fez a campanha melhor no total. Agora, vamos às possibilidades de cada time na última rodada. O Goiás só pode terminar em primeiro ou em segundo, com as especificações já explicadas anteriormente. O Atlético muito provavelmente ficará em segundo, com pequenas chances de ir para primeiro. O CRAC pode na melhor das hipóteses manter a terceira colocação, e na pior delas cair para quarto. O Vila pode subir para terceiro, permanecer em quarto ou descer para quinto ou sexto. O Goianésia pode pular para terceiro ou quarto, ficar em quinto ou ser ultrapassado uma vez. O Goiânia pode ir para quinto ou permanecer em sexto. A Anapolina pode no máximo manter a sétima colocação, ou cair até o décimo lugar. O Grêmio Anápolis pode subir para sétimo ou descer para décimo. A Aparecidense tem chances de ser rebaixada ou finalizar em sétimo, assim como o Iporá. O Itumbiara pode no máximo escapar do descenso se triunfar e se o Camaleão ou o Lobo-Guará perderem. 

Veja Também