Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil enfrenta o Paraguai com apenas uma mudança

Paraguai foi responsável por eliminar a seleção brasileira em duas, das últimas três edições da Copa América

Postado em: 27-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil enfrenta o Paraguai com apenas uma mudança
Paraguai foi responsável por eliminar a seleção brasileira em duas, das últimas três edições da Copa América

Felipe André

Especial para O Hoje

Após encerrar a fase de grupos com uma goleada sobre o Peru, o Brasil volta aos gramados em partida eliminatória pela quartas de final da Copa América contra o Paraguai. O adversário foi o responsável por duas, das últimas três eliminações da seleção brasileira na competição, em 2011 e 2015, ambas em cobranças de pênalti. O jogo será realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre e o vencedor vai enfrentar Argentina ou Venezuela, que se enfrentam amanhã, na semifinal.

Continua após a publicidade

O Brasil terá apenas uma alteração na equipe titular, o volante Casemiro recebeu o segundo cartão amarelo contra o Peru e está suspenso, com isso Tite confirmou Allan como titular. O volante do Napoli-ITA contou com a lesão de Fernandinho, que seria o substituto, mas que não se recuperou de uma entorse no joelho direito.

“Fernandinho está fora do jogo. Quem joga é o Allan. Se nós vencermos, se nós nos classificarmos, possivelmente ele vai estar pronto para o jogo. Fernandinho ia jogar em suas condições normais e naturais. Não estava nas suas condições, inclusive contra a República Tcheca jogou Allan e Arthur” destacou Tite.

Diferentemente do Brasil, o Paraguai ainda não venceu na competição e avançou como o segundo melhor terceiro colocado, com dois pontos somados. A equipe comandada por Eduardo Berizzo precisou contar com um empate entre Japão e Equador para se classificar, mas não terá nenhum desfalque para esse jogo.Os paraguaios terão de correr contra o tempo, pois tiveram um dia a menos de preparação para a partida decisiva.

“Jogo decisivo, margem de acerto tem que ser alta. Características mentais têm que estar fortes, porque são jogos decisivos. Nível de concentração altíssimo. Preparar para diferentes situações. Evolução da equipe, saber absorver. Tem uma série de componentes”, completou o treinador da seleção brasileira.

O Paraguai agora busca repetir as edições de 2011 e 2015, quando eliminou o Brasil nas cobranças de pênaltis, ambas nas quartas de final. Em 2011 Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred foram lamentáveis em suas cobranças, e o Paraguai precisou de apenas dois gols, um de Barreto e outro de Estigarribia, naquele ano os paraguaios avançaram para a final, onde foram derrotados pelo Uruguai.

Em 2015 a eliminação se repetiu, mas não a boa campanha do Paraguai. Everton Ribeiro e Douglas Costa erraram as penalidades que custaram à vaga do Brasil, na semifinal os paraguaios sofreram uma sonora goleada por 6 a 1 para a Argentina e deu adeus a competição.

Mas apesar das duas eliminações, o retrospecto ainda é favorável aos brasileiros em Porto Alegre. Em 15 partidas da seleção na capital gaúcha, o Paraguai foi o adversário em quatro oportunidades e em todas o Brasil foi superior. No primeiro amistoso, em 1972, no Beira-Rio, o Brasil venceu por 3 a 2 no Paraguai com gols de Carlos Alberto, Tostão e Dirceu Lopes. Em 1987, outro amistoso, a Seleção ganhou por 1 a 0, com gol de Valdo. As outras duas partidas foram válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. 

Em 2001 com gols de Marcelinho Paraíba e Rivaldo, outra vitória da seleção canarinho. Em 2005, antes do Mundial da Alemanha, o Brasil goleou os paraguaios por 4 a 1 com dois gols de Ronaldinho, um de Zé Roberto e outro de Robinho. Era o quadrado mágico de Parreira se formando em pleno Beira-Rio.

FICHA TÉCNICA
Brasil x Paraguai

Data: 27 de junho, 2019
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto
Alegre-RS

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI)
e Cláudio Rios (CHI)

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e
Filipe Luis; Fernandinho, Arthur e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e
Roberto Firmino. Técnico: Tite

Paraguai: Gatito Fernández; Ivan Piris, Alonso,
Gustavo Gomez e Arzamendia; Richard Sánchez, Rodrigo Rojas, Almirón e Matias
Rojas; Derlis Gonzalez e Cardozo. Técnico: Eduardo Berizzo 

 

Veja Também