Brasília receberá Mundial Universitário de Karatê em 2020

Ayalla Botelho e Vitorya Laurita representaram o Brasil no Mundial Universitário de Karatê em 2018 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima

Postado em: 24-01-2020 às 12h05
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasília receberá Mundial Universitário de Karatê em 2020
Ayalla Botelho e Vitorya Laurita representaram o Brasil no Mundial Universitário de Karatê em 2018 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima

Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), explica que a competição é uma das mais importantes dentro do calendário da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), considerando nível técnico, quantidade de atletas presentes e de países representados. Segundo ele, trazer o mundial para o Brasil dá continuidade ao projeto da CBDU de sediar os principais eventos esportivos internacionais a nível universitário.

Ao todo, 32 modalidades esportivas têm campeonatos mundiais universitários a cada 2 anos. Para chegar ao veredito de qual mundial sediar, a CBDU prioriza os eventos de maior relevância e que ainda não tenha recebido no Brasil. “Nós estamos colocando grande atenção nessa competição para que a CBDU possa sediar um campeonato inesquecível, com qualidade na estrutura, na parte técnica, para receber no Brasil os principais caratecas do mundo e fazer uma competição memorável”, afirma Luciano Cabral.

O presidente da Confederação esclarece que é muito importante para o país e para a CBDU continuar sediando campeonatos mundiais do programa da FISU, uma vez que isso qualifica cada vez mais a CBDU no que diz respeito a gestão e a organização, e também dá cada vez mais oportunidade para os atletas universitários brasileiros de disputarem as principais competições do mundo.

Continua após a publicidade

Para participar da competição, os atletas da modalidade deverão participar do Jogos Universitários Brasileiro (JUBS) – modalidade lutas. O JUBS lutas acontecerá de 29 de abril a 03 de maio, em Trindade – GO e servirá como etapa classificatória da equipe que representará o Brasil no Mundial. 

Retrospectiva

O último Mundial Universitário de Karatê aconteceu em Kobe, no Japão nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho de 2018. O Brasil foi representado na competição por Ayalla Botelho Andrade Martins, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na categoria Kumite até 60kg 2° Kyu. E Vitorya Laurita Júlio Damasceno, do Centro Universitário Estácio, que competiu na categoria Kumite (-50kg 2° kyu acima).

 

Veja Também