Sábado, 15 de agosto de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Esporte

CBF confirma as primeiras datas de suas quatro divisões nacionais

Postado em: 14-07-2020 às 17h00
O Goiânia e o Goianésia, que se enfrentaram pelo estadual deste ano, vão participar da Série D a partir de setembro - Foto: Afonso Cardoso

Luiz Felipe Mendes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu atualizar as datas iniciais das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. A primeira divisão começa em 8 de agosto, com seis rodadas a serem disputadas no mês. A segunda divisão tem início em 7 de agosto, com quatro rodadas em 11 dias. O pontapé inicial da terceira divisão será em 8 de agosto, e a quarta divisão começará no dia 5 de setembro com a Fase Preliminar, e em 19 de setembro com a Primeira Fase.

Série A

A primeira rodada da elite do futebol nacional acontecerá entre 8 (sábado) e 10 de agosto (segunda-feira). Entre os goianos, o Atlético estreia fora de casa diante do Corinthians, e o Goiás encara o São Paulo em seus domínios. A segunda rodada ocorrerá já no meio de semana seguinte, entre os dias 12 e 13. O rubro-negro e o alviverde farão um total de oito partidas somente em agosto, se contarmos também a Copa do Brasil entre os compromissos. A última rodada da Série A está marcada para 24 de fevereiro de 2021 - o Dragão recebe o Coritiba e o Verdão visita o Vasco da Gama.

Série B

Sem nenhum representante goiano, a segunda divisão terá uma verdadeira maratona em seus estágios iniciais. As quatro primeiras rodadas acontecerão em um espaço de 11 dias, com a maioria dos jogos marcados para as terças-feiras. A ordem dos confrontos é a mesma da tabela original divulgada em fevereiro deste ano, com o Cruzeiro estreando contra o Botafogo-SP e a Ponte Preta enfrentando o América Mineiro, por exemplo. O encerramento do torneio será em 30 de janeiro de 2021, um sábado.

Série C

O Vila Nova vai debutar no dia 8 ou 9 de agosto, perante o Manaus, fora de casa. A CBF anunciou que o primeiro turno da Série C terminará em 3 ou 4 de outubro, e a última rodada da fase inicial será no dia 6 de dezembro, quando serão decididos os times classificados para a etapa seguinte e os rebaixados para a Série D. O título vai ocorrer nos dias 24 e 31 de janeiro de 2021, em sistema de ida e volta.

Série D

O novo formato da quarta divisão do Brasileirão está mantida, e a próxima edição começará entre 5 e 6 de setembro, com os duelos de ida da Fase Preliminar. Em seguida, entre os dias 12 e 13, os confrontos de volta definem os oito classificados para a primeira fase, com o despontar marcado para 19 ou 20 de setembro. Entre os goianos, o Goianésia estreia contra o Vitória-ES em casa, o Crac mede forças com o Operário-MT também em seu campo e o Goiânia é o único que começa seu caminho fora de casa. Seu adversário será o ganhador de Real Noroeste x Aquidauanense, os quais se enfrentam na Fase Preliminar.

Perguntado pelo O Hoje sobre o caminho do Galo, o presidente Alexandre Godói emitiu sua opinião. “Nosso objetivo principal na Série D de 2020 é o acesso, não vamos escolher adversários. Temos apenas que estar bem preparados para a competição, mas sabemos que a logística do Campeonato Brasileiro da Série D é bem complicada. Então, quanto menos quilômetros percorridos nessa trajetória, melhor será para nós, pois diminuímos o cansaço físico”, comentou.

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar