Sábado, 05 de dezembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Esporte

Treinador valoriza geração sub-20 do Atlético e projeta mais conquistas

Postado em: 20-11-2020 às 14h05
Treinador retornou ao Atlético Goianiense em julho do ano passado, fez melhor campanha na Copinha e quebrou tabu - Foto: Heber Gomes

Felipe André

Após 10 anos e seis meses o Atlético Goianiense voltou a conquistar um título na categoria sub-20. O rubro-negro bateu a Anapolina pelo Torneio FGF na última quarta-feira (18) e levantou o troféu da competição. O treinador Raphael Miranda, que comanda a equipe desde julho de 2019, celebrou a conquista.

A equipe no início da temporada, antes da paralisação do futebol nacional, igualou a melhor campanha da história na Copa São Paulo. O maior torneio de categoria de base do Brasil contou com o rubro-negro até a terceira fase. O Atlético foi eliminado sem perder nenhuma partida, pois somou dois empates e uma vitória na primeira fase, avançando em segundo no grupo 3, eliminou o Novorizontino na segunda fase e caiu na terceira fase para o Botafogo-SP nos pênaltis.

“Estamos felizes, o clube tinha 10 anos que conquistava o título, é uma geração que apostamos muito, apenas o goleiro Gabriel Bernard não tem idade para jogar no ano que vem, o resto todos podem. Internamente apostamos muito neles. Além da felicidade de confirmar uma vaga na Copa do Brasil, é muito importante e vamos seguir com esse projeto e essa geração para o ano que vem. Fizemos a melhor campanha na Copa São Paulo esse ano, ganhamos o título e vamos continuar fazendo história”, celebrou Raphael Miranda.

Após a disputa da Copa São Paulo, o elenco sub-20 subiu alguns jogadores para o time principal. Nomes como Riquelme, Gabriel Bernard, Luan Sales, Michel, Danilo e Eduardo foram integrados e relacionados em partidas do Campeonato Goiano, com alguns entrando em campo. Porém, com a pandemia do Covid-19, a Federação Goiana de Futebol (FGF) foi obrigada a cancelar o Campeonato Goiano sub-20 e então organizou o Torneio FGF com a presença de nove clubes.

“Fizemos uma avaliação positiva [do campeonato]. Queria parabenizar a FGF (Federação Goiana de Futebol) por organizar essa competição em um momento de dificuldade. Era o que precisava ser feito, a base não podia parar, e a Federação teve essa coragem e organização para organizar esse torneio. Se não fosse por isso, não teríamos a oportunidade de ser campeão”, disse Raphael Miranda.

A equipe sub-20 do Atlético é considerada jovem até mesmo para a categoria de base. Dos jogadores que disputaram a competição, apenas o goleiro Gabriel Bernard estoura a idade para o próximo ano, todo o elenco restante estará disponível para qualquer competição na categoria sub-20.

“É um projeto desde quando eu cheguei no clube, o Mauro Antônio [antigo diretor da base] olhava a geração 2000 com outros olhos. No ano passado quando caímos na semifinal para o Aparecida, tínhamos sete jogadores de 2001 entre os titulares, no primeiro ano na categoria sub-20. É uma geração que vem sendo montada para ganhar título, quebrar tabus, ir bem nas competições nacionais e fazer a transição para o profissional. Com a chegada do Batata [novo diretor da base] o clube segue apostando que vai dar muita alegria para o clube”, destacou o treinador atleticano do sub-20.

Antes de retornar ao Atlético Goianiense, onde havia trabalhado de 2009 a 2013, o treinador passou quatro temporadas no Trindade. Na equipe da “Cidade da Fé”, Raphael classificou o time para a Copa São Paulo em quatro oportunidades, as primeiras da história. Além disso conquistou o Goianão sub-20 em 2016 e teve dois vice-campeonatos em 2018 e 2019. O rubro-negro mandou os jogos no estádio Abrão Manoel da Costa, em Trindade.

“É minha casa [Trindade]. Sou devoto do Divino Pai Eterno, cansei de vir para cá no mês de junho. Fomos muito bem recebidos pelo pessoal, não conseguimos mandar os jogos no nosso CT e aqui particularmente é a minha casa. Os atletas foram felizes com a maneira que foram recebidos, a terra abençoada me deu mais um título”, finalizou Raphael Miranda.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar