Beija-Flor é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

A escola de samba campeã do Carnaval de 2018 no Rio de Janeiro é a Beija-Flor de Nilópolis. A escola apresentou o

Postado em: 15-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Beija-Flor é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

A escola de samba campeã do Carnaval de 2018 no Rio de Janeiro é a Beija-Flor de Nilópolis. A escola apresentou o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de  Mary Shelley, que completou 200 anos. Na obra, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. No desfile, a figura foi usada para críticas a problemas sociais como corrupção e desigualdades.

Em uma disputa apertada, a campeã ficou apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti. As escolas de samba foram avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

A TV Brasil (canal 531, NET) transmite, no sábado (17) à noite, o Desfile das Campeãs. Na sexta-feira (16), a emissora transmite o Desfile das Campeãs de São Paulo.

Continua após a publicidade


Grupo Especial do Rio de Janeiro

A apuração das notas do Carnaval 2018 do Rio de Janeiro ocorreu na tarde de ontem (14), na Marquês de Sapucaí. A grande campeã foi a Beija-Flor, com 269,6 pontos.Em uma disputa apertada, a campeã ficou apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti (269,5). As escolas Grande Rio (266,8) e Império Serrano (265,6) foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.


Resultado final da apuração

1º Beija-Flor de Nilópolis – 269,6; 2º Paraíso do Tuiuti –  269,5; 3º Salgueiro – 269,5; 4º Portela – 269,4; 5º Mangueira – 269,3; 6º Mocidade – 269,3; 7º Unidos da Tijuca – 269,1; 8º Imperatriz – 268,8; 9º Vila Isabel – 268,1; 10º União da Ilha – 267,3; 11º São Clemente – 266,9; 12º Grande Rio – 266,8; 13º Império Serrano – 265,6. (Agência Brasil) 


Acadêmicos do Tatuapé celebra em São Paulo 

O presidente da Acadêmicos do Tatuapé, vencedora do Grupo Especial do Carnaval paulista, Eduardo Santos atribuiu a vitória aos componentes da escola. “O principal responsável é o nosso componente que trabalha, que ensaia e faz tudo para nós”, disse Santos ao lembrar que o resultado só veio no último minuto: “De novo foi muito sofrido, foi na última nota do último quesito”.

Com o enredo “Maranhão, os tambores vão ecoar na terra da encantaria”, a Acadêmicos do Tatuapé contou um pouco da história do estado a partir das particularidades de seu povo, da riqueza cultural e de festas típicas.  “Nós fizemos o melhor desfile da nossa história, que todo ano é o nosso objetivo. E agora esse título só vem colocar mais alegria na comunidade que já estava alegre demais, realizada e sabendo que cumpriu sua missão”, acrescentou o presidente da escola.

Catorze escolas desfilaram pelo Grupo Especial: Independente Tricolor, Unidos do Peruche, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Tom Maior, X-9, Império de Casa Verde, Vai-Vai, Mocidade, Gaviões, Dragões da Real e Vila Maria, que desfilaram no dia 10.

A vice-campeã foi a Mocidade Alegre com um enredo sobre a cantora Alcione. Celebrando os 70 anos da cantora, o samba-enredo “Alcione: a voz marrom que não deixa o samba morrer” cantou a origem maranhense e diversas facetas da artista, como sua ligação com a escola de samba Mangueira, do Rio, além da participação da cantora na luta contra a ditadura. Na última e penúltima colocação, Unidos do Peruche e Independente Tricolor foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.  (Agência Brasil)

 

Veja Também