‘Ânima e Ânimo’: quando a música se funde ao poema

Espetáculo integra diferentes artes com o intuito de levantar reflexões acerca das dualidades

Postado em: 17-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Ânima e Ânimo’: quando  a música se funde ao poema
Espetáculo integra diferentes artes com o intuito de levantar reflexões acerca das dualidades

GABRIELLA STARNECK*


O espetáculo poético-musical Ânima e Ânimo – Ternura e Vigor, do Coletivo Basileu Cordas Friccionadas e Coletivo Basileu All Star, será apresentado, nesta quinta-feira (17), no Teatro Basileu França. Por meio de músicas e poemas, a apresentação promete agitar o palco do Basileu, abordando temáticas que provocam reflexões. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Continua após a publicidade

Sob direção de Marcos Rossetti e Luís Guilherme, o objetivo do Ânima e Ânimo – Ternura e Vigor é desenvolver uma linguagem musical atual, por meio da junção de outras áreas artísticas como música, teatro, circo, cenografia e iluminação. “Queremos inovar na apresentação desse espetáculo trazendo uma linguagem nova e buscando o equilíbrio entre a alma e o corpo, o masculino e o feminino, a ternura e o vigor”, afirma Rossetti. 


Espetáculo

A estrutura do Ânima e Ânimo – Ternura e Vigor  é formada pela mescla de poemas às músicas. Segundo o diretor do espetáculo, essa proposta é um desejo do Basileu França, que objetiva unificar as artes: “É muito fácil para uma instituição que comporta várias áreas artísticas deixar cada um ‘no seu quadrado’, mas a ideia do coletivo Basileu é encarar as diferenças e produzir um espetáculo que seja impar. Inclusive o mundo está buscando uma integração das artes. E eu não acho que essa prática de unificar as artes seja difícil nos sentido da concepção, mas sim da execução, porque a personalidade dos profissionais de áreas distintas muitas vezes é diferente”. 

Durante o Ânima e Ânimo – Ternura e Vigor , segundo Rosseti, serão apresentados poemas que buscam sentidos e significações, mas  que não são fechados à uma reflexão específica. Os poemas possibilitam diferentes interpretações de acordo com o olhar de cada pessoa – “são colocações mais existencialistas, do eu, além de falas ditas como mais criticas”, completa o diretor. 

“O objetivo do espetáculo é ir crescendo discussões sobre dualidades que são apresentadas por meio de poemas e do repertório musical. O intuito é entender a música, as frases, e romper com preconceitos e maneiras de ser que são estabelecidas pela indústria cultural”, afirma Rosseti ao Essência.

A abertura começa entremeada inicialmente pelos harmônicos nas cordas, depois também pelos rítmicos, juntamente com o poema Palhaço Morte/Vida. Na sequência, o grupo apresenta Oferenda Musical, de Bach, mesclado ao poema Ricardo ou Deborita, com um repertório de Tuyo Rodrigo Amarante e a poesia Deborita. Depois, será a vez de Fuga, de João Fernandes, aliada ao poema Anne Brecht. O repertório destaca ainda O Dia em que o Morro Descer e não for Carnaval, encerrando com harmônicos versus desarmônicos e as últimas apresentações da composição Palhaço Morte/Vida. 

“A palhaçaria do espetáculo traz questões ligadas aos maias, fazendo uma alusão à dualidade morte e vida”, explica o diretor musical. Finalizando o espetáculo, estarão os recitais Largo CVTell (Texto de intermezzo Eclesiastes 3: 1-6), Alegro CVTell (Eclesiastes 1: 4-5), Andante CVTell (Eclesiastes 7: 2-4), Presto CVTell mesclado à parte final do Palhaço Morte/Vida e ‘bis’ da Oferenda, de Bach.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov


SERVIÇO

Espetáculo ‘Ânima e Ânimo’

Quando: quinta-feira (17)

Onde: Teatro Basileu França (Av. Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário)

Horário: 20h

Entrada gratuita 

Veja Também