Animação ganha 5 dias de destaque na Capital

‘Lanterna Mágica’ traz programação cheia de atrações gratuitas que envolvem o gênero cinematográfico

Postado em: 23-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Animação ganha 5 dias de destaque na Capital
‘Lanterna Mágica’ traz programação cheia de atrações gratuitas que envolvem o gênero cinematográfico

GABRIELLA STARNECK*


A 2ª edição do Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação, que tem o intuito de promover e difundir o mercado de animação mundial, começa nesta quarta-feira (23)  e se estende até domingo (27) no Espaço Sonhus. Com uma programação ampla e gratuita, o festival traz, além da exibição de filmes, mostras competitivas e não competitivas, oficinas, um masterclass com o cineasta gaúcho Otto Guerra, estudos de caso, palestras e festa.

Continua após a publicidade

Segundo uma das organizadoras e fundadoras do festival Camila Nunes, a proposta do Lanterna Mágica é trazer para o público uma oportunidade de ver filmes brasileiros e estrangeiros do gênero animação. “A animação atinge um público muito grande – de diferentes faixas etárias – e, trazendo esses filmes para serem exibidos na Capital, as pessoas podem ver o que está acontecendo no Brasil e fora do País. Além disso, existe um mercado de animação aqui em Goiânia, e é importante que a galera daqui saiba disso”, afirma Camila. 


Lanterna Mágica

Segundo Camila, a ideia de criar o festival surgiu quando ela ainda estava na faculdade: “O Iuri Moreno (um dos diretores e organizadores do festival) me propôs de fazermos um evento voltado para a animação, e perguntou se eu não tinha interesse em abraçar o projeto, porque desde a faculdade nos interessávamos por esse gênero. Aí a gente teve a ideia de criar o projeto”.  Na primeira edição do Lanterna Mágica, em 2017, 350 animações foram inscritas, entre produções brasileiras de diversos estados e países, como Suíça, Alemanha, Grécia, França, Polônia, Argentina, México e Colômbia. Em 2018, houve um aumento: 410 filmes inscritos foram selecionados para as duas mostras competitivas do festival. 

Desses, 33 produções de 23 países diferentes participarão da Mostra Competitiva Internacional de Curtas; já a Mostra Competitiva Nacional de Curtas irá contar com 28 filmes de dez estados brasileiros. Quem assina a curadoria é a produtora e diretora audiovisual Márcia Deretti e um dos diretores e organizadores do festival Iuri Moreno. A lista completa de filmes selecionados pode ser conferida em: www.lanternamagicafestival.com/confira-a-lista-de-filmes-selecionados/. 

De acordo com Camila, da primeira vez em que os organizadores escreveram o projeto eles não conseguiram apoio de nenhuma lei de incentivo, por isso foi necessário reescrevê-lo. Contudo, em 2017, o projeto contou com o apoio da Lei Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. Neste ano, o festival conta apenas com o apoio da Lei Goyazes. O Lanterna Mágica é uma realização da Caolha Filmes, que produz animações e conteúdos voltados ao público infantojuvenil como curtas, séries e longas, e tem direção geral de Iuri Moreno, Lara Morena e Camila Nunes.


Programação

A abertura do festival será realizada na quarta-feira (23), às 20h, com a exibição do longa-metragem El Ángel en el Reloj, de Mike Uriegas (México). O festival abrange produções do mundo todo, mas os realizadores goianos têm um espaço especial na programação: sessões de séries e curtas, o Encontro da Animação Goiana; o lançamento da graphic novel Cidade de Sangue, de Márcio Júnior e Julio Shimamoto, e da HQ Edição Luxo Entardecer dos Mortos, de Tiago Holsio, fazem parte da quinta-feira de Lanterna Mágica.

No sábado (26) o público poderá acompanhar a Mesa Animada: Séries de Animação, em que Kiko Mistrorigo (TV Pinguim), Ricardo de Podestá e Paulo Miranda (Mandra Filmes) e Kelly Alves (2FLY) realizam um estudo de caso das séries O Show da Luna (SP) e Júlio e Verne – Os Irmãos Gemiais (GO). Às 14h, Kiko Mistrorigo participa também de um debate após a exibição do longa Peixonauta – O Filme. Todas as sessões das mostras competitivas do sábado são voltadas para o público infantil e tem classificação livre. 

E, para quem gosta de aproveitar a noite, no sábado também ocorrerá a Festa Oficial do II Lanterna, em A Toca Coletivo, a partir das 23h. Os cinéfilos que forem ao festival e apresentarem o ingresso da sessão na portaria do evento ganham desconto na entrada.

O festival ainda conta com um masterclass com o cineasta gaúcho Otto Guerra, um dos principais nomes da animação no Brasil. A atividade será na tarde de domingo (27) e consiste em um estudo dos longas-metragens realizados pelo diretor: Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n Roll (2006), Até que a Sbórnia nos Separe (2013) e o ainda em produção Cidade dos Piratas, com lançamento previsto para 2019.

Uma das novidades da segunda edição do Lanterna Mágica é o Hospital de Projetos, onde os participantes terão a oportunidade de realizar um pitch de um longa-metragem em desenvolvimento e escutar sugestões para trabalhar com o filme. A atividade será acompanhada pelo produtor Reínel García. “Na primeira edição, a gente tinha um foco mais de formação para escolas, crianças e público geral, por isso oferecemos oficinas de animação. Neste ano, queremos focar mais no mercado, por isso trazemos atividades como o Hospital de Projetos. Será uma programação mais comercial, embora não deixa de ter as mostras”, finaliza Camila.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov


SERVIÇO

II Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação

Quando: de 23 a 27 de maio de 2018

Onde: Espaço Sonhus – dentro do Colégio Lyceu de Goiânia (Rua 21, nº 10, Setor Central – Goiânia)

Entrada gratuita

Programação completa em: www.lanternamagicafestival.com/programacao/.

 

Veja Também