Trajetória e importância de Alberto Dines na comunicação

Jornalista faleceu aos 86 anos por complicações de uma pneumonia

Postado em: 23-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Trajetória e importância de Alberto Dines na comunicação
Jornalista faleceu aos 86 anos por complicações de uma pneumonia

O jornalista Alberto Dines faleceu, na terça-feira (22), aos 86 anos, em São Paulo. Dines, que estava internado no Hospital Albert Einstein, não resistiu a uma pneumonia. Um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, Alberto Dines foi o criador do Observatório da Imprensa, projeto de crítica e debate sobre o jornalismo contemporâneo, em formato on-line e também no rádio e na tevê. 

Além de ter atuado nos maiores veículos de comunicação do País, escreveu mais de 15 livros, dentre os quais A Tragédia de Stefan Zweig e Morte no Paraíso. Também foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) de 1963 a 1966 e um dos idealizadores do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas (Unicamp).

Começou a carreira, em 1952, como crítico de cinema da revista A Cena Muda. Em 1953, assumiu o posto de repórter da revista Visão, e, em 1957, passou a trabalhar na extinta revista Manchete, onde foi assistente de direção e secretário de redação. Em 1959, chefiou o segundo caderno do jornal Última Hora, e, em 1960, assumiu a direção da revista Fatos e Fotos.

Continua após a publicidade

Atuou ainda nos jornais Tribuna da Imprensa, Diário da Noite, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo(como correspondente nos Estados Unidos) e na revista semanal O Pasquim. Também foi secretário editorial e diretor editorial adjunto da Editora Abril e diretor do grupo em Portugal. Foi em 1994 que criou o Observatório da Imprensa.  (Ascom/ MinC)


‘Observatório da Imprensa’

Com mais de 800 edições entre maio de 1998 e fevereiro de 2016, o programa Observatório da Imprensa era apresentado por Dines que também era o editor-chefe da atração. A proposta do programa da emissora pública era analisar de forma crítica o desempenho da mídia a partir de assuntos que estavam em destaque na imprensa.

 Transmitido ao vivo, o Observatório da Imprensa tinha a participação de convidados no estúdio no Rio de Janeiro e também edições especiais.

A produção abria com o quadro A Mídia na Semana – sobre o que aconteceu no Brasil e no mundo, as primeiras páginas dos principais jornais do País e as charges críticas. Seguia com o editorial do Dines, que examinava o assunto principal do programa. Logo após, os convidados eram apresentados ao público. O tema da edição se inseria no bate-papo por meio de uma reportagem ilustrada com entrevistas feitas com jornalistas e especialistas no Brasil e no exterior.

Em seguida, começava o debate com os convidados em estúdio. Correspondentes estrangeiros também analisavam o assunto a partir do exterior. Durante o programa, o público participava com perguntas e comentários por telefone, chat ou e-mail, site ou em redes sociais.


Homenagem

Em tributo a Dines, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Recordar é TV, nesta quinta-feira (24), às 22h45. Professor universitário, biógrafo e escritor, Alberto Dines lançou o Observatório da Imprensa na internet em 1996. Dois anos depois, em 5 de maio de 1998, estreou o programa homônimo na TVE do Rio de Janeiro, atual TV Brasil. Na atração, Dines analisava criticamente os jornais no País. Com mais de 800 edições, a produção ficou no ar por 18 anos até o início de 2016.

A homenagem que vai ao ar nesta semana pela emissora pública reúne trechos da entrevista que Alberto Dines concedeu ao programa 3 a 1, da TV Brasil, em 2012 e um vídeo que a equipe de produção do programa Observatório da Imprensa realizou no mesmo ano para celebrar os 80 anos do jornalista. Na ocasião, o jornalista foi entrevistado por outros três jornalistas: Fernando Molica, Ana Arruda Callado e o apresentador Luiz Carlos Azedo. 


SERVIÇO

Programa ‘Recordar é TV’ 

Especial sobre Alberto Dines 

Quando: quinta (24) às 22h45

Onde: TV Brasil 

Veja Também