O Verde por todos os espaços

Plantas são protagonistas na Casa Cor Goiás, que propõe integrar a natureza à arquitetura e ao design

Postado em: 24-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: O Verde por todos os espaços
Plantas são protagonistas na Casa Cor Goiás, que propõe integrar a natureza à arquitetura e ao design

Jaísa Gleice – Especial para O Hoje

O verde, definitivamente, muda o astral de um ambiente: traz cor, bem-estar, relaxamento e qualidade de vida. Nos projetos de arquitetura e de design de interiores apresentados na Casa Cor Goiás a estética proporcionada pelas plantas fica ainda mais evidente. O tema do evento 2018 – Casa Viva – inspira, mas o que faz a diferença é a capacidade de pensar os detalhes e dar personalidade aos mais variados espaços que cada profissional propôs. Conta a observação cuidadosa do conjunto para a escolha certa dos elementos paisagísticos. O resultado final não podia ser outro: surpreendente.

São muitas as possibilidades proporcionadas pelas plantas, e os vários elementos que as acomodam vão muito além dos vasos. De uma simples flor na garrafa, passando pelos terrários, os jardins verticais e até uma imersão completa na floresta em diferentes arranjos, como convida as arquitetas Ednara Braga, Flávia Araújo e Juliana Resende no Experiência Aldeia do Vale. O espaço faz referência às paisagens tropicais ao reunir diversas folhagens, entre elas, árvores frutíferas cultivadas em vasos largos e diferentes espécies em composição em recipientes em fibras de vidro – que remetem à naturalidade do barro, suspensos sobre a mesa.

Continua após a publicidade

Samambaias, bromélias, heras, palmeira leque, costela de Adão, dinheiro em penca, dedinho , pacovás… Quem não entende o assunto – a maioria quase absoluta entre nós –, pode apenas se inspirar nas propostas e deixar fluir a criatividade para dar um toque pessoal ao lugar onde mora. Para não errar ou exagerar, convém observar a dica de quem entende do assunto (veja box). Na Casa Cor, o convite é integrar todos os espaços da casa à natureza.

As plantas intercaladas em vasos com alturas diferentes estrategicamente dispostos por detrás do sofá em formato semicírculo chama a atenção no Living 5, de Ana Paula de Castro e Sanderson Porto. O verde das folhagens em contraste com os tons neutros predominantes combina com a sutileza dos perfis dourados nos rodapés, nas molduras e nos pendentes. Vasos com lírios e rosas brancas sobre o aparador traz charme e delicadeza para mesas de canto.

Os cactos foram a opção do designer de interiores Genésio Maranhão para A Grande Sala de Visitas. No 39º andar do Edifício Órion Bussines & Health Complex, a visão panorâmica 180 graus revela um horizonte impressionante da cidade de Goiânia. Rústicos e fáceis de cuidar, os cactos são ideais para ficar onde há incidência de sol, próximos às janelas, por exemplo.

O jardim vertical com plantas naturais trouxe beleza, conforto visual e sensação de tranquilidade para o Living do Empresário, projeto de Pedro Ernesto e Leandra Gualberto. Valorizado pelo revestimento de parede com madeira ripada, mármore travertino no piso, mobiliário assinado e espelhos, o ambiente moderno e elegante ganhou pequenos detalhes que fizeram muita diferença.

Um deles, um adorno com pequenos vasos de suculentas. O objeto sobre o aparador lembra os castiçais e deu um toque todo especial. “Primeiro, deve-se buscar a estética da planta, ou seja, a forma elegante de se trabalhar com ela; depois, observar a espécie, que precisa  ser durável, resistente e adaptada ao estilo de vida da pessoa”, justifica Pedro.

Nas áreas externas, as plantas são obrigatórias e os projetos Varandiar, de Pedro Paulo Rêgo Luna; Terraço dos Balanços, de Patrícia Neto e Sky Garden, de Fernanda e Flávia Ogata são prova dessa necessidade. Nos espaços íntimos como nos quartos e nos lavabos elas trazem uma concepção diferenciada e muito particular. No Studio YUP, do arquiteto Giordano Rogoski Horne, a opção foi dispor as plantas por detrás da banheira.

Conceituada como um mundo à parte, a Sala de Banho, projetada por W.Leão Ogawa e Heitor Arrais apresenta a possibilidade de transformar o espaço íntimo numa área de escapismo. O paisagismo com cem vasos com espécies predominantemente brasileiras e bem variadas demonstra a força que os elementos da natureza têm na proposta de se desconectar da realidade, dinâmica do relaxamento.

As irmãs Cynara de Siqueira e Karina de Siqueira, autoras do Pousada de Charme Quarto 8, optaram por uma paleta de cores suaves voltadas ao conforto e ao aconchego para os mobiliários de época. Plantas de diferentes espécies e tamanhos foram dispostas próximas à cama. Os terrários suspensos em cordas se destacaram diante da iluminação pontuada por spots.

Os terrários estão presentes em muitas composições da Mostra. Caso do Soggiorno, projeto de Ana Paula Munhoz e Gabriela Saback. Os recipientes de vidro transparente aparecem em diferentes formas e locais. Podem ser personalizados e são alternativas para quem gosta de plantas, mas não tem tanto espaço em casa e nem tempo para cuidar. São democráticos ao combinar com os mais diversos elementos decorativos, como livros, luminárias, porta-retratos, souvernis de viagens, objetos de design…

“Pequenos vasos são práticos na cozinha”, garante André Lanza, arquiteto, artista plástico e designer de produtos. Na Casa Cor, o profissional trouxe um projeto sustentável e cada vez mais popular em sua Horta 40, uma cozinha com uma estrutura vertical para acomodar a horta viva cultivada de temperos – cebolinha, salsinha, alecrim, pimenta, bálsamo – e de hortaliças – entre elas, rúcula e alface e até inhame. É pegar e preparar. “O objetivo é trazer o verde para dentro de casa de forma sustentável como se a cozinha fosse um quintal”, diz.

A designer de interiores Larissa Leite assina o projeto Espera dos Consultórios e trouxe tranquilidade para a proposta por meio das cores suaves, do mobiliário flexível,  e principalmente pelo jardim interno com diversidade de plantas, desde a palmeira leque em grandes vasos de cerâmica vitrificada passando pelo dedinho de moça em cachepots nas prateleiras e mesas. O ambiente é valorizado pelas grandes janelas. Assim, a entrada da luz natural traz mais aconchego e fomenta a vida do jardim. 

Para quem gosta de plantas, confira algumas dicas 

Gabriela Saback – “Os terrários exigem alguns cuidados como ventilação – os vasos devem ter abertura proporcionais – e irrigação através de borrifadas três vezes por semana”.

Pedro Ernesto Gualberto – “As suculentas estão em alta e se dão bem em locais secos, exigem poucos cuidados e um deles é quando for molhar não deixar a água, até pelo risco da dengue”. Ao usar qualquer tipo de planta é importante observar a dinâmica de luz, ventilação e até o estilo de vida de quem mora para escolher as espécies corretas.

André Lanza – “Pequenos vasos com temperos, por exemplo, são práticos na cozinha. Assim, fica mais fácil transportar para outro local para fazer a rega, adubar ou tomar sol. Opte por vasos de design, funcionais e feitos com materiais recicláveis, mais leves”. Outra dica de André é sobre o ar condicionado. “O excesso pode desidratar as plantas”, completa. 

Veja Também