Programa ‘Brasil Caipira’ estreia neste sábado (17) na TV Brasil

Luiz Rocha conduz atração que recebe violeiros para um bate-papo com música de raiz

Postado em: 17-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa ‘Brasil Caipira’ estreia neste sábado (17) na TV Brasil
Luiz Rocha conduz atração que recebe violeiros para um bate-papo com música de raiz

Com tradição de mais de 25 anos, o programa Brasil Caipira estreia na TV Brasil, neste sábado (17), às 17h30. O apresentador Luiz Rocha pede licença para entrar nos lares brasileiros, todos os sábados, no fim da tarde, logo após a sessão Cine Mazzaropi, que começa às 16h. A produção musical tem horário alternativo, aos domingos, às 9h.

Em 26 episódios de 52 minutos, a temporada do Brasil Caipira, produzida pela emissora pública, apresenta, toda semana, três duplas representantes da cultura tradicional brasileira. A cantoria da edição de estreia fica por conta das duplas Zé Mulato e Cassiano, Marcos Violeiro e Cleiton Torres, além de Valdo Reis e Pratini.

Continua após a publicidade

Luiz Rocha, condutor da atração desde o primeiro episódio, que foi ao ar há mais de duas décadas, será o responsável pelos ‘dedos de prosa’ do programa. Os artistas, claro, também vão tocar as músicas que embalam e enriquecem as raízes da cultura nacional.

Referência entre o público que admira a cultura tradicional brasileira, o Brasil Caipira tem cenário que remete ao clima do interior do País. Essa ambientação oferece aos telespectadores a sensação de que Luiz Rocha e os violeiros estão conversando e tocando na sala de suas casas.

Realizada em Brasília, esta é a primeira produção da TV Brasil direcionada especialmente para o público que gosta de música caipira. Assinam a direção Linei Lopes e Márcio Garapa que também dividem o comando de outros programas da casa, como o Antenize.

As edições semanais do Brasil Caipira vão ao ar aos sábados logo após a faixa de filmes Cine Mazzaropi. Ícone da sétima arte no País, o saudoso comediante Amácio Mazzaropi até hoje é considerado um dos maiores atores brasileiros. Com tramas simples e um humor singelo, ele utilizou da figura do ‘Jeca’ para fazer rir em produções que se tornaram clássicos da cinematografia nacional.

O apresentador

Luiz Rocha criou e conduz o Brasil Caipira desde a sua criação, em 1992. É professor, escritor, compositor, produtor, diretor, radialista e apresentador de rádio e TV. Produziu e apresentou programas para diversos canais de televisão ao longo de sua trajetória profissional.

Também já conduziu eventos de violeiros, em todo País, e é idealizador e apresentador do Encontro dos Amigos do Brasil Caipira, iniciativa que anualmente celebra o aniversário do programa.

Primeira edição

O episódio de estreia do programa Brasil Caipira traz muita cantoria e um bate-papo informal do apresentador Luiz Rocha com as duplas Zé Mulato e Cassiano, Marcos Violeiro e Cleiton Torres, além de Valdo Reis e Pratini.

Nascidos na cidade de Passabém, no interior de Minas Gerais, os irmãos Zé Mulato e Cassiano cresceram rodeados de música. Zé Mulato começou a tocar a viola caipira sozinho, aos 12 anos, e desde 1972 a dupla traça sua trajetória de sucesso dentro da cultura caipira.

Em cerca de 35 anos de carreira, Zé Mulato e Cassiano já fizeram mais de dez CDs, além de um documentário sobre a carreira da dupla, lançado quando os irmãos completaram três décadas de estrada.

Marcos Violeiro e Cleiton Torres têm trajetória na música caipira desde os anos 1990. Em 2005, os dois amigos se reuniram para formar a dupla, também conhecida como Dois Violeiros. A partir daí, os músicos já gravaram seis CDs e dois DVDs e colecionam shows em diversas cidades Brasil afora.

Valdo Reis vive de sua música, desde a década de 1980, enquanto Pratini está na estrada como violeiro há mais de 20 anos. Os amigos se reuniram e se apresentam como dupla a partir de 2005.

Os artistas gravaram dois CDs com faixa inéditas e, além de tocarem repertório próprio, enriquecem seus shows com músicas de Tião Carreiro e Pardinho, valorizando o estilo da música de raiz.

SERVIÇO

‘Brasil Caipira’ na TV Brasil

Estreia: sábado (17), 17h30

Horário alternativo: aos domingos, 9h 

Veja Também