Na capital do sertanejo, goianienses comemoram dia do samba

Neste Dia do Samba (2), Goiânia será palco de atrações do gênero como Dilsinho, Mumuzinho e Dudu Nobre

Postado em: 01-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Na capital do sertanejo, goianienses comemoram dia do samba
Neste Dia do Samba (2), Goiânia será palco de atrações do gênero como Dilsinho, Mumuzinho e Dudu Nobre

GUILHERME MELO*

Estilo musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular brasileira existentes em várias partes do País, o Dia do Samba é celebrado, nacionalmente, neste domingo (2). Mesmo na ‘capital do sertanejo’, as comemorações do gênero musical conduzem o fim de semana do goianiense. 

Continua após a publicidade

No sábado, os mestres do samba Dudu Nobre, Neguinho da Beija Flor e Marquynhos SP animam a tradicional Feijoada do Elpídio, na Cedro Eventos, e, no domingo, a nova geração  Dilsinho e Mumuzinho marcam presença no Manakai Sport & Food (com participações de Marquynhos SP e Os Meninos).

Como tudo começou 

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típicos do País. O Carnaval é a festividade em que o samba se torna ainda mais popular, virando o ritmo oficial da festa. Foi itroduzido no Brasil, no período colonial pelos escravos africanos, sendo, portanto, um estilo que provém da fusão entre as culturas africana e brasileira. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de ‘samba’. A manifestação, durante muito tempo, foi considerada um estilo de música e dança criminalizado, e visto com preconceito, devido às suas origens negras.

Em 1962, foi realizado o Primeiro Congresso Nacional do Samba, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, no Rio de Janeiro.  Com isso, foi aprovado como Lei Estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Guanabara, no dia 7 de agosto de 1964, da Lei n° 554, de 27 de julho de 1964.

Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, que foi um compositor brasileiro de música popular conhecido pelos seus sambas.

Com efeito, a partir de 1963, o Dia do Samba passou a ser comemorado em algumas cidades brasileiras – como Rio de Janeiro e Santos. Com o passar do tempo, essas comemorações alcançaram abrangência nacional, com a realização de rodas de samba, shows e outras solenidades.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE

Feijoada com os mestres  

Neste sábado (1º), para começar as celebrações do Dia do Samba, Goiânia recebe Dudu Nobre, Neguinho da Beija Flor e Marquynhos SP, na tradicional Feijoada do Elpídio, no Cedro Eventos. 

Uma das atrações, Dudu Nobre,  músico e compositor, faz sua turnê pelo Brasil tocando sucessos como A Grande Família, No Mexe Mexe, no Bole Bole, Posso até me Apaixonar, Goiabada Cascão, Tempo de Don Don , Chegue Mais e Estava Perdido no Mar. “Adoro essa cidade (Goiânia) e as pessoas daqui! A cada vinda, é uma sensação diferente! A galera sempre curte muito samba,. Aqui também é a ‘capital do samba’, viu!, lembra o artista. 

O cantor ressalta a importância de separar um dia para comemorar o estilo que caracteriza tanto o Brasil. “Fico muito feliz em estar em Goiânia, que é considerada a ‘capital da musica sertaneja’ em um dia antecedendo ao Dia Ncional do Samba, alegra-se o cantor. “Isso é de muita importância para o nosso segmento! Viva o samba!”, finaliza Dudu.

SERVIÇO

18ª edição da ‘Feijoada do Elpídio’

Quando: sábado (1º) 

Horário: das 12h às 18h

Onde: Cedro Eventos (Rua Açaí, Parque Amazônia – Goiânia)

Mais informações: www.feijoadadoelpidio.com.br       

Nova geração  

Os cantores Dilsinho e Mumuzinho realizam um show na Capital, neste domingo (2), com participação de Marquynhos SP e Os Meninos. Os artistas se apresentam no evento Pagode da Patricinha – que circula por todo o País –, no Manakai Sport & Food. Os shows começam a partir das 15h. 

Dilsinho vem se firmando como o novo fenômeno do samba pop romântico nacional, ganhando até o apelido de ‘Príncipe do Samba’. Ele revela, em entrevista ao Essência, que ficou surpreso com todo sucesso do primeiro disco. “O trabalho que a gente vem fazendo é muito bacana. Gravei o meu primeiro DVD e estou superfeliz com o resultado. Sobre o apelido, poxa, nem me acho bonito assim, não!, brinca o cantor. 

Quase todos os clipes do cantor são gravados em formato de longa-metragem, como o último, da música Cansei de Farra, que rodou ao lado da atriz Mariana Xavier. Dilsinho revela sua paixão pela arte, não só pela música, mas cinema e arquitetura também.

Quem acompanha Dilsinho nessa festa é o cantor Mumuzinho, considerado a nova voz do samba nacional. Cercado por grandes nomes como Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz desde pequeno, o artista ressalta a importância deles em sua carreira. “É um aprendizado! Meu padrinho Dudu Nobre que me deu a primeira oportunidade de cantar, de trabalhar com ele como backing vocal na banda dele, e tive o privilégio de ter participado de um projeto superbacana do Zeca Pagodinho que se chama Quintal do Pagodinho, ressalta o cantor.

Os artistas ressaltam que Goiânia é a ‘capital do sertanejo’, mas que os goienienses têm uma pitada de samba. “Os shows têm lotado,  e a galera curte demais. No nosso encontro de domingo tenho certeza de que não vai ser diferente: os goianos gostam muito de samba e pagode, viu?, revela Dilsinho.  “Sertanejo está na veia, mas todo bom brasileiro gosta de um pagodinho de um sambinha, brinca Mumuzinho

SERVIÇO

Show com Dilsinho e Mumuzinho 

Quando: 2 de dezembro (domingo)

Horário: a partir das 15h

Local: Manakai Sport & Food (R. T-60, nº 36, Setor Bueno – Goiânia)

Mais informações: (62) 99308-5394

 

Veja Também