Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mostra musical reúne artistas do Brasil e da América Latina em Caxias do Sul (RS)

Serão oito dias de espetáculos, com atrações que unem no line-up à música tradicional e contemporânea.

Postado em: 15-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mostra musical reúne artistas do Brasil e da América Latina em Caxias do Sul (RS)
Serão oito dias de espetáculos, com atrações que unem no line-up à música tradicional e contemporânea.

Sabrina Moura

A Mostra Musical Tum Tum Instrumental retorna aos palcos, em sua 7ª temporada. O evento terá início, no próximo dia 21 de julho, e seguirá até março de 2020, em Caxias do Sul (RS). Por meio da diversidade e da valorização cultural, a mostra reúne artistas de diversas regiões do Brasil e da América Latina para 15 apresentações.

A abertura desta temporada será realizada no domingo (21), às 19h, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura. As atrações para o primeiro espetáculo são a dupla DunoDeno (RS) e o grupo Moda de Rock (SP). A entrada para todas as apresentações é a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.

Continua após a publicidade

Serão oito dias de espetáculos, com atrações que unem no line-up à música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa, mantendo o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, com duas atrações numa mesma noite, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria. 

Pelo segundo ano, foi lançado edital para seleção de grupos. Mais de 160 artistas se inscreveram de diversas regiões da América Latina. O resultado foi a seleção de dez atrações – 70% da programação – que foram escolhidas por meio de critérios como qualidade musical, criatividade e representatividade no cenário musical além do histórico do grupo. A sétima temporada ainda conta com mais quatro atrações escolhidas pela direção artística, compondo assim 15 atrações em 8 dias de espetáculos distribuídos até 2020.

A Tum Tum Instrumental se divide em dois momentos: de julho a novembro deste ano, com apresentações em teatro, na Casa da Cultura; e de janeiro a março do ano que vem, com a Tum Tum de Verão, que levar,á além de música, a Feira de Economia Criativa e um DJ para o Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul. 

Sobre o evento

A Tum Tum Instrumental é uma mostra de música realizada, desde 2013, na cidade de Caxias do Sul. Em sua história, já foram realizados mais de 50 espetáculos, atingindo 20 mil pessoas. Já possibilitou à população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa, Hamilton de Holanda e André Mehmari – além de atrações internacionais, dentre elas, Ernesto Holman Trio (Chile), Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi e Klezmeron Orquestra Finoli (Uruguai), CuartetoSur, Tamboorbeat e NacionEkeko (Argentina).

A Mostra foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Convergência – Projeto Cultural Musical, e esteve presente nas feiras de negócios criativos, Womex 2014, na Espanha; MICSUR edições 2014 e 2016, na Argentina e na Colômbia; e MICBR 2018, em São Paulo.

Turismo

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do estado gaúcho, repleta de atrações urbanas e rurais.

A cidade é um importante polo industrial metal mecânico, e, ao mesmo tempo, possui características da colonização italiana. São muitas cantinas e parreirais de uva, no interior, além de um ambiente tradicionalista gaúcho.

Em Caxias, é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions. Também se pode vivenciar o tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos às belas paisagens do Sul e à excelente culinária da região.

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov) 

SERVIÇO

Tum Tum Instrumental – 7ª Temporada

Quando: de 21 dejulho de 2019 a março de 2020

Onde: Caxias do Sul (RS)

Programação: http://instrumental.tumtumproducoes.com.br/ 

Veja Também