Essência

Podcast ensina a identificar e combater noticias falsas

Postado em: 04-03-2021 às 09h00
O podcast 'Caçadores de Fake News' é voltado para o público jovem e está ), nas principais plataformas de streaming | Foto: Divulgação

Elysia Cardoso

Uma fake news tem 70% mais chance de ser compartilhada do que uma informação verdadeira, segundo o Instituto de Tecnologia de Masachussetts (MIT). Então, como se proteger e combater as notícias falsas? Essa resposta e muitas outras curiosidades estão no podcast ‘Caçadores de Fake News’, voltado especialmente para crianças e jovens. O quinto episódio irá ao ar nesta quinta-feira (4), nas principais plataformas de streaming.

O Brasil é um dos países em que mais se propagam notícias falsas, revela Januária Cristina Alves, pesquisadora de histórias de tradução oral, no primeiro episódio do podcast. "Apenas em 2019 o Brasil teve cerca de 9 bilhões de cliques em notícias falsas”. E tem mais, o Instituto Ipsos, uma empresa de pesquisa de mercado, mostrou que somos o número um entre os povos que caem em fake news.

Gilmar Lopes, criador do site ‘E-farsas’, participou do podcast e contou que em 2002 o site publicava um fato desmentido por semana. Atualmente, entram de cinco a seis matérias desmentidas por dia. Ainda assim, a equipe não consegue dar conta do grande volume de notícias falsas que se espalham pela internet.

A atração

Além de muita informação, ‘Caçadores de Fake News’ traz humor e entretenimento. Baseado no livro ‘Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News’, do jornalista e escritor Marcelo Duarte, lançado em 2018, o podcast mistura ficção com realidade ao trazer os quatro personagens da trama (Isa, Pudim, Leo e Débora) entrevistando 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.

São cinco episódios de 20 minutos com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. "Não quisemos limitar a faixa etária, pois nunca sabemos quando a criança passará por uma situação assim. Elas precisam estar preparadas", afirma Marcelo. Os educadores poderão encontrar sugestões pedagógicas, o perfil dos entrevistados, links importantes e até mesmo um glossário no site: (www.cacadoresdefakenews.com.br), criado especialmente como suporte do podcast.

Na trama, os personagens recebem o desafio de criar um podcast sobre fake news para um trabalho escolar. Com o objetivo de coletar informações relevantes e verdadeiras para o programa, eles conversam com diversos jornalistas especialistas no assunto de todas as formas: pelo telefone, trocando mensagens de WhatsApp, entrando em plataformas de reunião e mesmo presencialmente.

Dublados por atores profissionais, os personagens foram muito bem recebidos pelos jornalistas convidados, que entraram na aventura e colaboraram com sua didática e muito conhecimento. (Especial para O Hoje)

SERVIÇO

‘Caçadores de Fake News’ – Podcast

Quando: quinta-feira (4)

Onde: nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast, entre outros).

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar