Médica goiana lança manual digital gratuito com informações sobre o câncer

A iniciativa comemora o Dia Mundial de Combate do Câncer, nesta quinta-feira (08/04), e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doença | Foto: Divulgação

Postado em: 08-04-2021 às 11h30
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Médica goiana lança manual digital gratuito com informações sobre o câncer
A iniciativa comemora o Dia Mundial de Combate do Câncer, nesta quinta-feira (08/04), e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doença | Foto: Divulgação

A médica oncologista, Danielle Laperche, lança, nesta quinta-feira (08/04), um manual digital gratuito com informações sobre o câncer, celebrando o Dia Mundial de Combate à doença. O material traz dados, dicas sobre novos tratamentos, prevenção, estilo de vida saudável e até orientações sobre como apoiar pessoas em tratamento. Ele pode ser baixado através do Drive ou no perfil da médica no Instagram.

Segundo estudo da Sociedade Europeia de Oncologia em colaboração com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc), de 30 a 50% de todos os cânceres poderiam ser prevenidos. “Seriam muitas vidas poupadas, principalmente neste momento de pandemia em que as pessoas estão atrasando o diagnóstico e abandonando os tratamentos por medo de se contaminar”, afirmou Danielle.

Continua após a publicidade

Por isso, é importante conscientizar as pessoas sobre os principais tipos de cânceres que atingem os brasileiros e como podemos prevenir que essa doença faça mais vítimas. Além disso, ela ressalta a importância de que a população esteja informada sobre a relevância de ter um estilo de vida saudável com uma alimentação adequada e rica em alimentos naturais, manutenção de peso, prática de atividade física, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo.

Conforme a oncologista goiana, também é importante manter as vacinas contra HPV e hepatites em dia. “Estes imunizantes estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde para meninos e meninas e é a principal forma de prevenção do câncer do colo do útero, o terceiro mais frequente nas mulheres”, concluiu Danielle.

Veja Também