No Dia da Pizza, conheça 5 curiosidades do prato mais famoso do mundo

Celebrada internacionalmente nesta quarta-feira (10), a pizza está no topo dos alimentos mais consumidos no planeta

Postado em: 10-07-2019 às 11h30
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: No Dia da Pizza, conheça 5 curiosidades do prato mais famoso do mundo
Celebrada internacionalmente nesta quarta-feira (10), a pizza está no topo dos alimentos mais consumidos no planeta

Ingryd Bastos 

São centenas de sabores e combinações diferentes. Doces ou salgadas, vegetarianas e até mesmo de churrasco, ela sempre cai bem em quase todas as ocasiões e é considerada um dos pratos mais famosos do mundo.

Na capital goiana, o alimento vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia regional, segundo a Associação Brasileira de Restaurante (Abrasel-GO). Apesar de não fornecer um número preciso, a entidade afirma que a quantidade de estabelecimentos que vendem pizzas fica atrás apenas de bares e botecos. 

Continua após a publicidade

A vantagem da pizza é que ela agrada os mais diversos paladares e bolsos, já que existe uma variedade infinita de combinações de ingredientes, tamanhos e valores. Neste Dia Internacional da Pizza, nós, do O Hoje, selecionamos cinco curiosidades desta que é uma das comidas mais consumidas do planeta. 

1 – Egípsia, grega ou italiana?

Não, esses não são alguns sabores de pizzas, mas sim a origem do prato. Alguns acreditam que pizza teve origem com os egípcios, há seis mil anos, quando eles misturavam a farinha com água formando uma massa. Outros já defendem que as primeiras pizzas foram feitas na Grécia, onde continham em sua receita massas a base de farinha de trigo, água, grãos-de-bico e eram assadas em tijolos quentes. Mas foi na Itália que ela se expandiu para o mundo. Nessa época, a pizza era o alimento das pessoas de baixa renda que viviam no sul do país, já as pessoas mais ricas acrescentavam queijos, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

2 – Só perdemos para Nova York 

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo. São vendidas aproximadamente um milhão de pizzas por dia no Brasil e só na capital paulista é consumida mais da metade disso, cerca de 550 mil unidades, ficando atrás apenas da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Consumo que movimenta mais de R$ 22 milhões no país, de acordo com a Associação de Pizzas do Brasil.

3 – Patrimônio da Unesco

O prato ficou tão popular em todo mundo que a Unesco declarou a pizza como Patrimônio da Humanidade, em 2017. A chamada “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” entrou para a lista de Patrimônio Imaterial da humanidade, essa foi a primeira vez que um alimento virou patrimônio mundial. De acordo com a entidade, dois milhões de pessoas assinaram o ofício de petição da candidatura da “Arte do Pizzaiolo”, em 100 países diferentes. O presidente da Associação, Sergio Miccú, comemorou o evento distribuindo pizzas nas ruas.

4 – Dia da Pizza 

O dia da pizza no mundo foi marcado quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram o alimento pela primeira vez, em Napóles na Itália, no século XIX. A pizza feita para eles foi decorada com as cores da bandeira do país: Branco (queijo); Verde (Manjericão); Vermelho (tomate). A pizza ganhou então o nome da rainha. 

5 – Recorde

Com quase dois quilômetros de extensão, a maior pizza do mundo foi produzida em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2017. Quebrando o recorde anterior da pizza feita um ano antes, na Itália, com 1,85km. A organização responsável pelo livro do Guinness Book certificou que a pizza de Los Angeles seria maior, com 1,93km. A massa pesava um pouco mais de 3.500 quilos, com 1634 quilos de queijo e 2.542 quilos de molho, ela foi preparada em três fornos industriais, durante oito horas.

 

Veja Também