Culinária: Pratos que foram influenciados pela cultura indígena

Apesar de ser conhecida pela gastronomia simples e natural, são eles os responsáveis por vários pratos que conhecemos hoje

Postado em: 09-08-2019 às 19h02
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Culinária: Pratos que foram influenciados pela cultura indígena
Apesar de ser conhecida pela gastronomia simples e natural, são eles os responsáveis por vários pratos que conhecemos hoje

Ingryd Bastos

A gastronomia é uma das marcas culturais de cada povo ou região. Cada lugar possui pratos com características, sabores, gostos, temperos e misturas diferentes que contam uma história, como é o caso da culinária indígena.

Apesar de ser conhecida pela gastronomia simples e natural, por se alimentarem durante muitos anos exclusivamente da natureza, são eles os responsáveis por vários pratos que conhecemos e inserimos em nosso cardápio até os dias de hoje. 

Continua após a publicidade

Mesmo com influências trazidas pelos europeus, a maior parte da gastronomia indígena permanece em sua essência como culinária tradicional brasileira.

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, nós do jornal O Hoje separamos para você alguns pratos herdados da cultura indígena que provavelmente você já experimentou 

Moqueca de peixe:

O prato sofreu alterações dos portugueses e africanos que vieram para o Brasil, no entanto, a moqueca é um prato tradicional indígena. Vem da língua tupi, pokeka, e quer dizer “assado de peixes”.

Tem como base farinha de mandioca e caldo de peixe, ela é muito consumida junto com o pirão. A moqueca, salvas as variações de cada região, hoje é um cozido de peixe. Mas originalmente era feita assada, em áreas cobertas de cinzas e em grelhas de varas.

Pipoca:

Um alimento tão comum nos nossos dias, nem imaginamos que a pipoca tem origem indígena. Popular no mundo inteiro, a pipoca tem origem na alimentação dos índios da América. Quando os europeus chegaram aqui, descreveram-na como um salgado de milho.

Uma curiosidade é que as mulheres indígenas usavam a pipoca como acessórios de beleza, como enfeites para o cabelo, colares e pulseiras.

Paçoca:

O doce é de origem indígena e sofreu várias alterações ao longo do tempo, anteriormente era feito a base de mandioca e carne seca. Paçoca de amendoim (do tupi po-çoc, “esmigalhar”) é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. Atualmente popular no Brasil inteiro e muito utilizada em festas juninas.

Beiju:

Muito parecido com a tapioca que conhecemos, o beiju é uma prato do índios que viviam na região onde hoje está o estado de Pernambuco.

Enquanto a tapioca é feita do amido da mandioca, o beiju é feito a partir da massa da mandioca. Na frigideira quente forma uma espécie de crepe seco. Os recheios mais comuns são coco, carne seca e o queijo coalho.

Tacacá:

O tacacá é um prato tipicamente indígena, muito popular no norte do país e também é com base de mandioca. Em sua preparação há um caldo amarelado, que recebe o nome de tucupi.

Este caldo quente é colocado sobre a goma de tapioca. É servido em cuias, juntamente com o jambu (erva amazônica que provoca dormência na boca), pimenta e camarão seco. Pode sofrer muitas variações entre cada estado.

 

Veja Também