Conheça uma saborosa receita de leitoa à pururuca para o réveillon

Cozinheiro ensina receita que faz sucesso entre moradores de condomínio horizontal em Goiânia| Foto: Divulgação

Postado em: 30-12-2019 às 12h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça uma saborosa receita de leitoa à pururuca para o réveillon
Cozinheiro ensina receita que faz sucesso entre moradores de condomínio horizontal em Goiânia| Foto: Divulgação

Da Redação

Final de ano chega e com ele a época de comilanças das festas e confraternizações típicas. Embora o peru seja o prato especial das ceias de Natal e ano novo em muitas culturas, no Brasil, a carne branca e magra é comumente substituída pela suculenta leitoa à pururuca. Isso não é por acaso, já que o País ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de carne suína. O termo pururuca vem da língua indígena tupi e significa “o que produz barulho”, remetendo ao som de estalo produzido pela pele, que fica extremamente crocante.

Um especialista na produção deste prato é Souza Francisco Santana, de 45 anos, que há cerca de 25 trabalha no ramo culinário, e tem um restaurante dentro de um condomínio horizontal, em Goiânia. Segundo o chef, cerca de um mês antes das festividades de final de ano ele começa a receber os pedidos da leitoa à pururuca, que é um sucesso entre os moradores do residencial. Souza conta que ele só faz a receita mediante encomenda, compra os animais vivos e realiza todo o preparo, que leva cerca de três dias. 

Continua após a publicidade

Apesar do sucesso, o prato não tem segredo no preparo, garante o chef e empresário. “Tem que saber o tempo certo de forno e o tempero. A carne tem que ficar, pelo menos, dois dias marinando no tempero e para assar são duas horas e meia no forno. A pururuca da pele faço no momento da entrega para o cliente e leva cerca de dez minutos”, explica.

A receita da leitoa ele também não hesitou em passar. Para seus clientes o peso do animal varia de acordo com o que é solicitado, podendo ser de cinco, sete ou até dez quilos, com isso a quantidade de ingredientes também é alterada. 

Veja a seguir como fazer para suas festas uma leitoa de 5 quilos:

Leitoa à pururuca

Ingredientes

1 leitoa de cinco quilos

300g de alho

2 cebolas grandes

8 pimentas de cheiro

100g de pimenta calabresa

100g de sal

Modo de preparo

Pique todos os temperos, junte com o sal e a pimenta calabresa e passe na lado interno e externo da leitoa, que é feita inteira. Deixe marinar por dois dias. Ao final deste prazo, coloque para assar por oito horas. Para a pururucar, Sousa usa um pururucador, quem não tiver esse apetrecho em casa pode jogar óleo bem quente por cima da leitoa.

 

Veja Também