Sábado, 05 de dezembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Gastronomia

Comidas típicas goianas são feitas a partir de ingredientes do cerrado

Postado em: 21-10-2020 às 15h33
Confira os pratos goianos mais famosos feitos a partir de ingredientes do cerrado. - Foto: Reprodução/ Internet

Ana Julia Borba

Comidas típicas da região e caseiras são sempre mais preciosas e possuem uma qualidade diferenciada. Existem aqueles que dizem que os pratos típicos goianos são incomparáveis e possuem características únicas.

O argumento reflete em uma única explicação, isso porque os pratos típicos goianos são em sua maioria feitos a partir de ingredientes do cerrado. O cerrado é o segundo maior bioma da África do Sul, sendo conhecido como Savana Brasileira, possuindo uma diversidade de frutos.

Os pratos goianos também foram se instituídos com influencias da culinária europeia e indígena, e costumamos nos arriscas em outras tipicidades também. Porém, o que deixa o diferencial são os ingredientes típicos do cerrado.

Confira os principais pratos goianos feitos a partir de ingredientes do cerrado:

  • Pequi

O pequi é um fruto típico do cerrado, e aparece em mais quantidades em certas estações do ano. Ele é considerado como uma das preciosidades no âmbito da gastronomia goiana, usado principalmente no prato chamado "galinhada". 

  • Guariroba

A guariroba também é conhecida pelos goianos por gueroba, e é encontrada em uma palmeira típica do cerrado. Seu sabor é semelhante ao de um palmito. A gueroba ou guariroba é facilmente encontrada em bares goianos, sendo apresentada como petisco, ou como acompanhamento.

  • Pamonha

A pamonha pode ser encontrada em outros cantos do Brasil, mas dizem que os goianos fazem pamonhas “como ninguém”. Em Goiás, a pamonha tem uma diversidade de recheios, e podem ser doces ou salgados.

  • Doces cristalizados

Os doces cristalizados são famosos em Goiás, são considerados como uma “verdadeira joia rara” na nossa região. Podendo ser feitas com diversas frutas, os doces cristalizados são feitos a partir de uma calda grossa de açúcar, e as mais conhecidas são o doce cristalizado de abobora e figo.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar