Quinta-feira, 28 de março de 2024

Tênis branco é a peça coringa da vez

A nova onda é usar tênis branco com tudo e para tudo

Postado em: 11-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tênis branco é a peça coringa da vez
A nova onda é usar tênis branco com tudo e para tudo

Elisama Ximenes

Estilo sapatilha ou mais cheio com plataforma, não importa o formato, o tênis branco é a tendência. A versatilidade da peça é o que tem motivado meninas e meninos a incorporarem o sapato a looks diversos. A cor neutra faz com que não haja mistérios na hora de combinar o calçado com a roupa e os acessórios. Além dos clássicos shortinho e calça jeans, as adeptas da moda têm incorporado o tênis a looks com saias, nos seus diversos formatos, vestidos longos e curtos, macacões, entre outros. 

Continua após a publicidade

O conforto é a principal vantagem da peça. “Numa época em que a mulherada se desdobra no trabalho, em casa e na vida social, é preciso se sentir bem e bonita ao mesmo tempo”, opina a designer de moda Isabela Vianna , dona do Ateliê Maria Rosa. Para ela, esse é o motivo de o tênis ter alcançado os trending das peças quase obrigatórias no guarda-roupa. “A tendência dos tênis, em geral, não só os brancos, veio para ser nossa aliada nesse aspecto”, explica. 

O diferencial dos brancos em relação aos coloridos é o número maior de possibilidades de combinações. “Eu combino com tudo: vestido, saia, short e calça”, conta a estudante de jornalismo Claudia Castro. O único critério que pode fazer com que o sapato seja descartado do look é a ocasião. Claudia conta que usa para qualquer situação menos para casamentos. “Isso só porque a sociedade ainda exige trajes de gala em casamentos”, desabafa.

Ao contrário de regras antigas, o tênis agora é super bem-vindo com saias e vestidos. As saias podem estar em qualquer formato. Com a onda das saias midi e lápis, muitas tem optado por combiná-las com o branco básico nos pés, que fica sofisticado e estiloso. As saias curtas também combinam e o fato de lembrar look de tenista não deixa a produção brega. “Inclusive vale a pena bronzear as pernas para deixar à mostra”, brinca Isabela.

A designer explica que é possível colocar a peça em qualquer look, mas confessa que ela ainda é um pouco conservadora nesse sentido. “Sou tradicional quanto ao black-tie, e, por isso, acho que o tênis cabe melhor em ocasiões um pouco menos formais, mas nada que impeça de usar para sair à noite”, relata. A autônoma Adriadne Luiza é adepta do tênis branco, mas também prefere usar com roupas e acessórios mais despojados, apesar de achar que fica bom com looks mais ‘arrumadinhos’. “Não é todo lugar que é bom ir de tênis”, justifica. 

O tênis branco também é uma solução para quem precisa conciliar muitos eventos no dia e não tem tempo ou espaço para ficar trocando de roupa e sapato. A designer de moda explica que, com isso, é possível passar o dia com uma roupa mais esportiva e, à noite, só jogar um blazer mais despojado por cima. Dá, também, para acrescentar um batom mais escuro ou um olho mais marcado na maquiagem e alguns acessórios para dar um tom mais sofisticado à montagem. Sofisticação que não será quebrada pelo tênis.

O coringa do guarda-roupa de quem o tem deve esse adjetivo à sua cor. As cores das peças de cima também podem variar, afinal, branco fica bom com tudo. Adriadne vai desde o look completamente preto aos mais coloridos, floridos e estampados diversos. Claudia também se arrisca nas diversas estampas e cores, mas confessa que o seu guarda-roupa tem uma paleta mais sóbria – variando entre brancos, cinzas, pretos e tons pastel. Isabela reforça: “Branco é básico, pode jogar com qualquer cor!”.

Apesar das inúmeras vantagens, o tênis tem seus ônus. O principal deles é a dificuldade em manter o sapato limpo. Afinal, todas concordamos com Isabela que “o mais legal do tênis branco é ele estar realmente branco”. 

Mas não há quem discorde de que essa é uma cor que adora se colorir e vai usar a sujeira de onde você pisar para isso. Esse fator faz com que haja dias em que o uso do tênis fica inviável. “Dia de chuva nem pensar em usar, né?”, diz Adriadne, que costuma lavar o seu All Star branco. Já Claudia conta que passa uma bucha com sabão e lava os cadarços do seu.“É importante chegar em casa e passar aquele paninho no solado e guardar no saquinho separado dos outros sapatos”, aconselha Isabela. Mas ela lembra que existem outras milhares de dicas na internet para manter o tênis limpo e que podem variar conforme for o material do sapato. O Essência, então, listou algumas dessas dicas que podem ajudar.

 Foto: reprodução

Veja Também