Saladas: Saborosas e funcionais

Folhas e outros ingredientes leves são nutritivos: a saúde agradece

Postado em: 25-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Saladas: Saborosas e funcionais
Folhas e outros ingredientes leves são nutritivos: a saúde agradece

Quando se fala em alimentos funcionais, a impressão que se tem é que eles são apropriados para quem quer emagrecer ou apresenta algum problema específico de saúde como intolerância à lactose ou ao glúten. Mas não é nada disso. “Muitos brasileiros estão acostumados a comer o arroz, o feijão e a carne, e se esquecem da tão importante salada. Mas hoje, com a mídia e as orientações médicas e nutricionais, as saladas tornaram-se item indispensável e quase que obrigatório na busca pela melhor qualidade de vida”, diz a nutricionista Tatiane Trevilato de Brito.

A lista é grande: peixes e frutos do mar, nozes, amêndoas, soja, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, goiaba, folhas verdes, manjericão, manjerona, tomate, pimentão, couve de Bruxelas, batata yacon, milho, pequi, cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, grão de bico, linhaça, chia, quinoa, alho, cebola, noz-moscada, azeite, probióticos e vinho tinto. Essas são algumas das opções que fazem bem para o corpo e também para o paladar, já que, além de prato principal, alguns ingredientes funcionais servem para temperar ou dar mais consistência a saladas verdes, por exemplo.

Saladas combinam muito com o clima tropical do Brasil, pois não são pesadas e acompanham perfeitamente carnes e massas. Folhas, legumes e cereais são ricos em fibras e fontes devitaminas e de hidratação. Também são versáteis, ou seja, dá para variar e não enjoar. A blogueira Pati Bianco, por exemplo, é alérgica a leite e  ovos, e sempre encontrou dificuldades em comer fora de casa. Dessa dificuldade, surgiu o blog Fru-fruta, no qual ela compartilha na internet suas receitas saudáveis com aproximadamente um milhão de seguidores.

Continua após a publicidade

Pati elaborou, em parceria com o chef Júnior Durski, as novas saladas do Madero Steakhouse. Há pouco mais de um ano, a rede de restaurantes incluiu no cardápio a linha fit – pratos e sanduíches preparados com ingredientes funcionais como trigo integral, grãos, sementes – e vêm fazendo sucesso. Agora, amplia as novidades com diversas criações, dentre elas, duas saladas assinadas pela blogueira. As opções são leves, com pouquíssimo sódio e carboidratos e muito nutritivas.

Conforme destaca o chef Júnior Durski, “proporcionam a inclusão de pessoas com restrições alimentares, provando que é possível reunir sabor, saúde e beleza em qualquer refeição”, diz ele. Além disso, ampliam as opções para os vegetarianos, especialmente, e para quem tem restrições a lactose, glúten ou ovos, como é o caso de Pati. Mas qualquer pessoa pode preparar algo parecido, em casa, e variar seus ingredientes funcionais preferidos.  Nesta página, o Essência apresenta uma sugestão de salada fácil de fazer.

Verdinhas

A salada Madero Fit combina folhas frescas com molho pesto sem lactose, servida com parmesão, tomate cereja, quinoa com creme de palmito, amêndoas laminadas e frango grelhado. Já a Madero Veggie é feita com folhas frescas servidas com creme de balsâmico, grão de bico salteado no azeite extravirgem com azeitona roxa e tomate cereja, queijo coalho grelhado, e é finalizada com amêndoas laminadas.

Quem tem intolerância à lactose pode retirar das saladas os queijos parmesão e o coalho. As versões não têm glúten, mas podem conter traços de trigo, portanto os celíacos devem ficar atentos. São duas versões que primaram pela inclusão de ingredientes muito saudáveis, balanceados, alimentos funcionais diversos e tempero o suficiente para não interferir no sabor de nenhum dos elementos que compõem o prato.

A salada Caesar ganhou panzanellas integrais e duas novas versões – Camarões Grelhados e Hambúrguer Vegetariano –, além das tradicionais Mignon e Frango. As saladas de acompanhamento agora vêm com rúcula, palmito pupunha em cubos e creme balsâmico – além do alface, tomate e cebola, os ingredientes básicos de antes.  

– Salada Madero Veggie 

Ingredientes:

90g alface americana 

10g rúcula

70g de grão-de-bico cozido

20g azeitona preta fatiada 

12 unidades de tomate cereja

2 colheres de sopa de azeite de oliva 

1 palito de queijo de coalho

Amêndoas laminadas torradas a gosto

Creme de balsâmico a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora

 

Modo de fazer:

Higienize os tomates a alface e a rúcula. Corte os tomates ao meio e reserve. Em uma frigideira, esquente o azeite de oliva e adicione o grão-de-bico cozido, os tomates e a azeitona. Misture de vez em quando. Quando o tomate murchar, levemente, adicione a pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve. Grelhe o queijo coalho em uma churrasqueira ou frigideira quente. Retire-o do palito e corte em cubos.  Em um prato fundo, coloque o alface e a rúcula, e tempere com creme de balsâmico. Com ajuda de uma colher, posicione o grão-de-bico, salteado no centro do prato, sobre as folhas. Distribua o queijo coalho cortado, em volta do grão-de-bico, próximo às bordas. Salpique as amêndoas para finalizar.

 

Veja Também