Tecnologia se torna aliada de noivos na hora de planejar o casamento

As startups são uma das opções para facilitar a escolha de serviços e produtos na hora de organizar a grande festa

Postado em: 23-05-2017 às 14h30
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia se torna aliada de noivos na hora de planejar o casamento
As startups são uma das opções para facilitar a escolha de serviços e produtos na hora de organizar a grande festa

Da Redação

O universo do casamento é um “mundo” em expansão, com mercado vasto e diversas empresas especializadas no serviço. No ano de 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o segmento movimentou cerca de 17 bilhões de reais. 

Continua após a publicidade

As empresas responsáveis pelo funcionamento do setor apresentou forte tendência de crescimento, apesar da crise na economia brasileira. Na hora de realizar uma cerimônia de casamento centenas de prestadores de serviços podem estar envolvidos, como aluguel de carros, casas de festas e roupas, contratação de artistas, serviços de buffet, decoração, bolos, som, iluminação e entre outros.

A cerimonialista Karla Rattes, que está na área há 22 anos, orienta que é necessário tempo e planejamento. “Em primeiro lugar deve ser feito uma estimativa de convidados para ser elaborado uma planilha de custos do evento. Feito a planilha dentro da realidade financeira do casal, faz-se o cronograma para contratação dos profissionais a serem envolvidos para o sucesso do mesmo”, afirma.

Karla explica que no mercado goiano existem grande variações de preços dos serviços, que no total podem custar de 25 até 500 mil reais, dependendo do é escolhido.  “O que costuma ser mais caro no casamento é a decoração, na qual os valores também dependerá das flores escolhidas, as peças da ambientação, mão-de-obra, ornamentação e mobiliário. A média de custo gira em torno de R$ 7 mil a R$ 50 mil”, garante a cerimonialista.

Serviços

Diversas tarefas são necessárias para a organização de uma tradicional cerimônia de casamento, que demanda disposição e tempo, já que é feita durante meses e requer a árdua avaliação de custos sobre locais, serviços e produtos. 

A cerimonialista comenta sobre alguns serviços indispensáveis da festa de casamento e o valor que podem chegar. Na hora da escolha do buffet e da locação de espaço, por exemplo, Karla sugere opções que atenda as necessidades específicas do público do evento. “Não é recomendável um serviço sofisticado para pessoas simples e vice-versa”, aconselha.  

Sobre o vestido de noiva Karla ressalta que o custo pode chegar até oito mil reais, caso seja escolhido fazer a primeira locação. Porém, há opções que começam a partir de 500 reais. 

O Dia da Noiva é um serviço indispensável para a Karla, o qual possui opções desde pacotes simples, incluindo teste do cabelo, penteado e maquiagem, até os mais completos, com  massagem, manicure e pedicure, sobrancelhas, banhos por imersão entre outros. Mas tudo isso pode custar valores que variam de 800 a três mil reais.   

Inovação

Pensando no potencial do mercado deste segmento e nas dificuldades de realizá-lo, as startups surgem como uma tecnologia que facilita o gerenciamento de cada detalhe do casamento e de forma econômica. É o caso da  XporY, portal que atua em Goiânia desde 2014 e permite que profissionais e empresas, por meio da troca de serviços e produtos, consigam consumir de forma mais fácil e acessível e, ainda, economizar.

A ideia foi replicada dos Estados Unidos, onde negócios colaborativos estão mais consolidados. “É uma forma de o profissional ou empresa gerar valor e consumir sem o uso de dinheiro. Para o casal que está começando a vida a dois, economizar é mais que bem vindo”, afirma Rafael Barbosa, fundador da plataforma.  

Veja Também