IVI lança campanha mundial de apoio emocional no mês da fertilidade

Baseado nas fases do luto, a campanha visa proporcionar apoio às pessoas com infertilidade, que representam 15% da população em idade reprodutiva

Postado em: 03-06-2017 às 11h40
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: IVI lança campanha mundial de apoio emocional no mês da fertilidade
Baseado nas fases do luto, a campanha visa proporcionar apoio às pessoas com infertilidade, que representam 15% da população em idade reprodutiva

O mês de junho é o mês mundial de conscientização sobre a fertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 15% da população enfrenta a infertilidade, que se caracteriza por não engravidar naturalmente após um ano de tentativas com relações sexuais frequentes e desprotegidas. 

A infertilidade representa um impacto psicológico e social grande para seus portadores e por isso, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) lançou mundialmente uma campanha para dar apoio emocional para enfrentar o diagnóstico e tratamento.

Continua após a publicidade

“O estresse associado à dificuldade de conceber pode chegar a reduzir em 29% as chances de gravidez, segundo alguns estudos”, explica Dra Genevieve Coelho, diretora da clínica IVI Salvador. “Por isso além da campanha mundial de conscientização, também lançamos um ebook grátis para dar apoio emocional ao casal em tratamento”, completa.

Durante a campanha, que está no ar nas redes sociais dos países que possuem clínicas de reprodução humana do IVI, serão apresentadas as fases emocionais que aqueles que recebem a indicação para o tratamento de fertilidade costumam viver.

Pacientes compartilham suas histórias

Como reforço, pessoas com o diagnóstico de infertilidade são convidadas a compartilhar suas histórias. “Nem todas as histórias de infertilidade são de pessoas que demoraram para tentar engravidar e hoje enfrentam problemas, apesar de que este é o motivo mais comum”, explica Dra Genevieve. “Por exemplo, ouvimos histórias de pessoas que foram laqueadas com e sem autorização ou que perderam a capacidade de conceber em virtude de patologias de demoraram para ser diagnosticadas, como a endometriose ou ainda, que engravidam, mas sofrem abortos de repetição”, explica. 

Sobre o IVI

Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) possui mais de 70 clínicas em todo o mundo, incluindo Brasil, e é referência mundial em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária e recentemente realizou a fusão com o grupo norte-americano RMANJ elevando ainda mais sua relevância mundial. 

 

Veja Também