Tratamentos estéticos estão entre os itens menos cortados na crise

Psicóloga que faz uso desse tipo de procedimento aconselha: “Considero essencial”

Postado em: 08-06-2017 às 18h35
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Tratamentos estéticos estão entre os itens menos cortados na crise
Psicóloga que faz uso desse tipo de procedimento aconselha: “Considero essencial”

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada no ano passado, mostra que os gastos com a beleza estão entre os mais altos dos brasileiros. Mesmo em crise, a estética foi uma das despesas que menos sofreu corte.

Continua após a publicidade

Segundo os dados divulgados, apesar das dificuldades financeiras do momento atual, os gastos com tratamentos em clínicas estéticas aparecem apenas com 6,4%. Os itens mais cortados foram os bares e restaurantes, com 35,4%; seguido das viagens, 30,9%. Além destes, as compras de roupas foram reduzidas em 29,2%; contratação de TV por assinatura, 19,7%; diminuição do uso de telefones fixo e celular, 18,8%.

Ainda aparecem na lista salão de beleza (16,7%), academia (11,3%) e cosméticos (6,8%). Para chegar a estes dados, a pesquisa consultou 790 consumidores, homens e mulheres, de todas as classes sociais, com mais de 18 anos. As pessoas foram ouvidas nas 27 unidades da federação e a margem de erro é 3,5 pontos percentuais com confiança de 95%. Foi apurado que 50% dos entrevistados fez o corte com base nos itens que consideram menos importantes.

Prioridade

Para a psicóloga e coaching Edriane Rodrigues, tratamento estético é prioridade. Há dois anos ela faz uso dessa prática e, recentemente, optou pela Clínica Anis. “Adorei o resultado e o atendimento”, ressaltou.

Ela explica que tem conseguido conciliar suas atividades, apesar da crise, mas se tivesse que cortar algo, não seria o tratamento estético. “Somos um grande equipamento e precisamos de manutenção para manter a alegria de viver”, pontua e completa: “Considero essencial, como se fosse um momento para reabastecer”.

De acordo com a psicóloga, esse cuidado pessoal é uma forma de bem-estar próprio, um zelo, como classifica. “É um momento seu. Aconselho todos a fazerem um tratamento estético”, sugere. 

Veja Também