17 de outubro de 2017 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Mulheres
Amamentação
27/07/2017 | 18h00
Médica cita os benefícios da amamentação para as mulheres
Amamentar traz benefícios não apenas para a criança, conheça alguns benefícios para as mães

O leite materno é a principal fonte de nutrientes para recém nascidos e deve ser alimento exclusivo para bebês de até seis meses de idade. Mas além dos benefícios para as crianças, as mães ganham muito ao amamentar. A pediatra Danielli Serra cita algumas dessas vantagens para as mulheres: "A sucção do leite materno pela criança estimula a produção de um hormônio, a ocitocina, que causa contrações uterinas para evitar a perda de sangue pelo corpo. Desse modo, o risco de anemia materna diminui. Além disso, esse hormônio produz uma sensação de relaxamento e tranqüilidade, reduzindo os índices de estresse e ansiedade".

De acordo com a pediatra, a sucção também é responsável pelo aumento do hormônio prolactina, que inibe a ovulação e reduz os riscos de gravidez durante a amamentação. Ela também aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê. A relação de proximidade entre os dois gera uma sensação de bem estar para a mulher.

Quando as mulheres estão amamentando os riscos de desenvolver doenças do pós-parto como diabetes gestacional são menores. Nesse período também é maior a queima de calorias, ajudando a mulher a perder peso.

Durante o período de lactação, a tolerância à insulina se normaliza no corpo, fator que diminui os riscos de desenvolver a doença de Alzheimer. A explicação para isso é que uma das possíveis causas do mal é a baixa resistência das células do cérebro à insulina.

A médica ressalta ainda, que a amamentação diminui entre 3% e 4% os riscos de desenvolver câncer de mama e ovário, uma vez que reduz a exposição da mulher ao hormônio estrógeno.

Para que esses benefícios sejam todos atingidos, é preciso que a mulher esteja com sua saúde em dia. Danielli Serra explica como manter os seios saudáveis para que o momento da amamentação ocorra sem problemas. É importante tomar sol na região por cerca de 15 minutos diariamente, antes das 10 horas da manhã e depois das  16 horas da tarde.

Manter os mamilos secos após a amamentação e deixar que o bebê solte o seio espontaneamente, sem puxar, também são dicas importantes.  

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)