Medicamento manipulado é alternativa para proteger a pele no verão

O protetor solar líquido manipulado traz diversos benefícios, entre eles, segurança personalizada para a pele e, outra boa opção para complementar, é o Polypodium leucotomus, medicamento fitoterápico

Postado em: 09-12-2017 às 09h15
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Medicamento manipulado é alternativa para proteger a pele no verão
O protetor solar líquido manipulado traz diversos benefícios, entre eles, segurança personalizada para a pele e, outra boa opção para complementar, é o Polypodium leucotomus, medicamento fitoterápico

O sol é essencial a nossa vida, porém, a exposição prolongada é prejudicial para a saúde. E nesta época, em que estamos próximos ao verão e vivendo com recordes de altas temperaturas, é essencial buscar meios de cuidar da saúde. Os raios solares podem ser extremamente nocivos quando não nos protegemos de forma adequada e podem causar até mesmo câncer, além do envelhecimento da pele. Por isso, é preciso utilizar produtos que garantam ação eficaz e auxiliem na prevenção desses males, em especial os protetores solares.

Uma boa opção para quem deseja ter algo mais personalizado e adequado ao seu tipo de pele e ainda muitas vezes com preços mais acessíveis são os produtos manipulados. Estes, possuem a mesma eficácia daqueles presentes nas gôndolas de mercados e farmácias. “Muitas pessoas têm medo de utilizar o protetor solar manipulado achando que a eficácia dele é inferior à do produto industrializado, mas isso é um mito. Os manipulados, se feitos com os critérios adequados, têm o mesmo nível de proteção e ainda conseguem personalizar o protetor de acordo com a solicitação médica e necessidades do cliente, podendo ter um produto final com ótimo valor sensorial”, afirma Juliana Ponce farmacêutica responsável da Meta Manipulação.

Continua após a publicidade

Outra alternativa para proteger a pele dos efeitos do sol é o Polypodium leucotomus, medicamento fitoterápico que atua como um protetor solar em cápsulas, agindo de dentro para fora no organismo. É um extrato proveniente de uma planta da família das samambaias, existente na América Central, que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizante. “Quando administrado via oral oferece diversos benefícios como proteção contra os raios UV, que incidem diariamente sobre a pele, redução dos radicais livres, eritemas e número de células queimadas pelo sol”, explica Juliana.

A profissional ainda ressalta que o medicamento é ótimo aliado na prevenção do foto envelhecimento. “Ele reduz a foto toxicidade produzida pela radiação UVA e UVB, além de proteger contra manchas escuras e ajuda a prevenir o surgimento de rugas e aspereza da pele”, relata a profissional. Ademais, pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de doenças cutâneas e vitiligo. Estudos também demonstraram efeitos positivos no tratamento do Mal de Alzheimer, com melhora na performance cognitiva, perfusão sanguínea e atividade bioelétrica cerebral.

Mas é importante lembrar que a ingestão do Polypodium não dispensa, de forma alguma, a aplicação de um bom protetor solar na pele e os demais cuidados nos dias de calor. Juliana orienta que, para se manter saudável no verão, é fundamental cuidar da hidratação de todo corpo, inclusive da pele. “A aplicação do protetor solar é muito importante mas, após o banho, aplicar um hidratante que mantenha a pele saudável é essencial, do contrário facilitamos o aparecimento de manchas e das rugas. Na Meta também manipulamos hidratantes específicos à necessidade e ao gosto de cada paciente”, finaliza. 

Veja Também